Toyota perde liderança de vendas globais no 1º semestre

As vendas da Toyota foram prejudicadas por uma série de paralisações na produção doméstica no primeiro trimestre.
Emblema do Toyota Prius Foto Aflo Images YA5R782
©Aflo Images

A Toyota Motor foi ultrapassada pela Volkswagen como a montadora que mais vendeu veículos no primeiro semestre de 2016. A montadora alemã produziu e entregou em todo 80 mil a mais que a montadora japonesa.

As vendas globais da Toyota caíram 0,6%, para 4,99 milhões de veículos nos seis meses até junho. Enquanto isso, as vendas da Volkswagen subiram 1,5%, para  5,12 milhões de unidades no mesmo período.

Apesar da introdução de um novo modelo sedan que apresenta melhor desempenho na quilometragem e com um interior de alta tecnologia, as entregas dos EUA da linha híbrido Prius da Toyota mergulhou 25% no primeiro semestre do ano.

A Toyota afirma que retomará sua liderança global de vendas até o final do ano e aponta uma série de interrupções na produção doméstica no primeiro trimestre como principal motivo para a queda no semestre.

A produção da Toyota no Japão foi minada no início deste ano por uma paralisação de uma semana em todas as fábricas de montagem em fevereiro, após a explosão na siderúrgica de uma de suas filiais, o que prejudicou o fornecimento de aço e impossibilitou a fabricação de motores, transmissões e chassis de seus modelos.

Mediante a isso, aproximadamente 84 mil unidades deixaram de ser fabricadas no Japão. Desse total, 14 mil eram destinadas a exportações para os Estados Unidos. A paralisação afetou, principalmente, a produção dos modelos Lexus e Scion.

A Toyota também foi obrigada a interromper sua produção após os fortes terremotos que atingiram a província de Kumamoto, no sul do Japão, em meados de abril. Com isso, a montadora deixou de produzir mais de 80 mil veículos.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Mapa do Brasil Regiao Sul

Plebiscito informal tenta separar região Sul do resto do Brasil

Next Article
Imperador Akihito Foto Pool Agencia da Casa Imperial

Imperador do Japão deve se pronunciar sobre abdicação em 8 de agosto

Related Posts