Fraqueza da demanda global faz Japão reduzir previsão de crescimento do PIB

Japão tem visto suas exportações enfraquecerem devido, em grande parte, a prolongada guerra comercial entre EUA e China.
Navio cargueiro no porto de Tóquio | ©Aflo Images
©Aflo Images

Atualizado em 30/07/2019

O governo do Japão reduziu sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano por conta, principalmente, da fraqueza nas exportações, em um sinal de que a prolongada guerra comercial entre Estados Unidos e China está afetando a terceira maior economia do mundo.

Mas a previsão, que serve como base para compilar o orçamento do Estado e a política fiscal do governo, ainda é quase duas vezes maior que as projeções do setor privado.

A estimativa agora é que a economia japonesa cresça 0,9% em termos reais ajustados pelos preços no ano fiscal que termina em março de 2020, de acordo com as projeções do Escritório do Gabinete, apresentadas no Conselho de Política Econômica e Fiscal – o principal painel econômico do governo.

Isso marcou um rebaixamento da previsão anterior do governo de um crescimento de 1,3%. O governo japonês estimou um crescimento de 1,2% para o ano fiscal seguinte, a partir de abril de 2020.

As projeções de crescimento do governo são mais otimistas do que as do setor provado.

Economistas do mercado projetam que a economia cresça apenas 0,5% no atual ano fiscal e no ano fiscal de 2020, disse o Escritório do Gabinete, em parte devido à contração das exportações e ao impacto de um aumento planejado de impostos sobre vendas em outubro.

Com Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Agencia do Banco Mitsubishi UFJ em Toquio Foto Reproducao Bloomberg

Número de funcionários em bancos no Japão cai ao menor nível em 13 anos

Next Article
Produtos da Canon em loja de departamento em Toquio Foto Stockvault 900x600 min

Empresas no Japão são afetadas pela desaceleração da economia chinesa

Related Posts