Número de funcionários em bancos no Japão cai ao menor nível em 13 anos

Houve uma redução de quase 3,7 mil funcionários no ano fiscal de 2018, maior declínio desde 2006.
Agencia do Banco Mitsubishi UFJ em Toquio Foto Reproducao Bloomberg
Agencia da Mitsubishi UFJ, em Tóquio | Foto: Reprodução / Bloomberg

O número de funcionários trabalhando em bancos públicos e privados no Japão reduziu ao menor nível em treze anos, informou a emissora pública NHK, citando como fonte o relatório de uma empresa de pesquisa divulgado no fim de semana.

Os dados disponibilizados pela NHK News mostram que houve uma redução de 3.629 empregados no ano fiscal de 2018, encerrado em 31 de março, em relação ao ano fiscal anterior.

Trata-se do maior declínio desde 2006, quando os três principais grupos financeiros, Mitsubishi UFJ, Sumitomo Mitsui e Mizuho, foram formados.

Até o final de março, o número de funcionários em 81 bancos existentes no Japão somava 223.778. Desse total, 62 bancos, ou cerca de 80%, reduziram o número de empregados no ano fiscal de 2018.

A redução acorre em razão da adoção de tecnologia digital, com os bancos modernizando suas operações e automatizando o processamento de uma grande quantidade de dados.

Além disso, um crescente número de bancos está também diminuindo a quantidade de agências, uma vez que poucos clientes estão indo a instituições financeiras nesta era de Internet Banking.

“A tendência agrada aos bancos por conta da redução de gastos na folha de pagamento, o que pode ser repassado ao cliente”, segundo especialista consultado pela agência Kyodo.

Nana Otsuki, analista chefe da corretora de seguros Monex, disse que o modelo convencional de negócios –que depende da mão de obra para obter lucros– está entrando em um período de transição.

Segundo ela, esta é uma tendência [internet banking] que está praticamente no início, mas que deve entrar em um ritmo de aceleração cada vez maior.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Pipoca congelada da Happy Labo Foto namba.keizai

Pipocas congeladas refrescam o verão no Japão

Next Article
Navio cargueiro no porto de Tóquio | ©Aflo Images

Fraqueza da demanda global faz Japão reduzir previsão de crescimento do PIB

Related Posts