Fenômeno Saola provoca ventos fortes e tempestades no Japão

O potente ciclone tropical causou o cancelamento de mais de 50 voos nas ilhas de Kyushu e de Okinawa.
Toquio amanheceu debaixo de fortes chuvas Foto Wataru Sekita AJW
Foto: Arquivo/Kyodo

Poucos dias depois de ser atingido por um potente tufão, Japão está sofrendo agora com a passagem da tempestade tropical Saola, que neste domingo (29) fez com que mais de 50 voos fossem cancelados por causa dos fortes ventos e chuvas, principalmente, na costa do Pacífico.

A emissora estatal ‘NHK’ informou mais cedo que as companhias aéreas japonesas suspenderam 53 voos, sobretudo, com origem ou destino a Kyushu e Okinawa, ilhas no sul do país, onde o temporal causou chuvas intermitentes desde a noite do sábado.

Em algumas regiões da cidade de Miyazaki, localizada no leste da ilha de Kyushu, foram registrados mais de 450 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o dobro da média mensal de outubro.

O Saola, 22º tufão da temporada no Pacífico, mas que foi rebaixado a ciclone tropical, encontra-se a cerca de 240 quilômetros ao sul de Kochi, na ilha sudoeste de Shikoku, segundo boletim recente da Agência Meteorológica de Japão (JMA).

O fenômeno surge sete dias depois de o devastador tufão Lan, 21º da temporada no Pacífico, deixar 6 mortos e mais de uma centena de feridos em uma grande extensão do arquipélago japonês.

As chuvas torrenciais, seguidas por fortes ventos levados por Lan, provocaram mar agitado com ondas gigantes, transbordamentos de rios, inundações e vastos deslizamentos de terra, o que forçou a evacuação de quase 55 mil pessoas, além de interromper praticamente todos os meios de transporte em uma ampla extensão do país.

Com Agência EFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 atualizado 28 03 2016

Desigualdade de renda atinge nível histórico no Japão

Next Article
Bolsa de Valores de Toquio Foto Aflo Images 900x550 02 min

Bolsa de Tóquio fecha quase estável por cautela e realização de lucros

Related Posts