Japão abate 326 mil frangos e patos por gripe aviária

As aves foram sacrificadas nas províncias de Nigata e Aomori, após confirmar contaminação pela cepa H5.
Frangos Foto Stockvault 29 11 2016
Foto: Stockvault

Autoridades no norte e noroeste do Japão ordenaram nesta terça-feira (29) o abate de aproximadamente 326,5 mil frangos e patos após a confirmação de um novo surto de gripe aviária, o primeiro desde o início de 2015, informou o ministério da Agricultura do país.

De acordo com a agência de notícias ‘AFP’, 310.000 frangos em Nigata (noroeste) e 16.500 patos em Aomori (norte) foram sacrificados após confirmação de que as aves estavam contaminadas pela cepa H5.

O ministério da Agricultura, no entanto, não detalhou se a cepa diz respeito ao vírus H5N6 ou H5N8.

O primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou a adoção imediata de medidas sanitárias habituais neste tipo de situação, detalha a ‘AFP’.

Segundo o informou o ‘Canal Rural’, as aves abatidas foram enterradas em escavações profundas para conter a propagação do vírus. Além disso, o governo restringiu o transporte de aves e ovos dentro de um raio de três quilômetros das regiões infectadas.

Há ainda grande preocupação de um surto do vírus nas regiões afetadas porque, principalmente, cerca de 60 outras granjas, com criação de aproximadamente meio milhão de aves, operam nas proximidades da propriedade afetada em Niigata, detalha o ‘Canal Rural’.

Estes são os primeiros casos registrados em aves de granja no Japão desde janeiro de 2015, segundo o ministério da Agricultura.

De acordo com a ‘AFP’, as novas infecções acontecem em um período próximo das festas de fim de ano, momento em que os japoneses consomem grande quantidade de carne de ave.

Total
0
Shares
Previous Article
Luto chapeco Foto Reproducao

Temer decreta luto de 3 dias por vítimas de acidente com voo da Chapecoense

Next Article
Toquio Foto Hendrik Pot

Ruas de Tóquio, um exemplo de limpeza para o mundo

Related Posts