Bolsa de Tóquio fecha em queda com temores do vírus Ebola no Japão

A queda foi influenciada por temores de que um cidadão japonês recém-chegado de Serra Leoa estaria infectado pelo vírus do Ebola.

Do Mundo-Nipo com Agências


 

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em queda nesta segunda-feira (29), influenciada por temores de que um homem que retornou ao Japão após viagem à África estaria infectado pelo vírus do Ebola, o que dispersou os impactos positivos nas ações vindos do recém anunciado pacote de estímulo do governo.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, recuou 89,12 pontos, ou queda de 0,50% ante o fechamento anterior, encerrando o primeiro dia da semana aos 17.729,84 pontos. Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, caiu 2,83 pontos, ou recuo de 0,20% em relação à sexta-feira, terminando as negociações de hoje aos 1.424,67 pontos.

O volume das negociações nesta segunda-feira continuou fraco, totalizando 1.932,47 milhão de ações negociadas. Na sessão anterior, o volume das transações foi ainda mais reduzido, em torno de 1,6 milhão de ações.

As ações do índice Nikkei vinham subindo nas últimas três semanas, mas recuaram drasticamente à medida em que o Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Japão divulgou detalhes, na última terça-feira, sobre um cidadão do país, em seus 30 anos, que está sob suspeita de ter contraído o vírus do Ebola.

De acordo com as autoridades, o homem apresentou febre após retornar ao país de uma viagem ao Oeste Africano no começo do mês. O ministério informou que ele teve contato, sem equipamentos de proteção, com um saco utilizado para carregar o corpo de uma vítima do Ebola em Serra Leoa. O paciente, que teve febre intensa nesta segunda-feira, se encontra em um hospital na capital japonesa e está passando por uma série de exames, de acordo com um comunicado do ministério.

“Hoje o mercado sofreu o efeito Ebola”, disse Hiroichi Nishi, gerente geral de pesquisa de ações da SMBC Nikko Securities.

“Os investidores estavam otimistas de que o Nikkei terminaria acima de 18 mil pontos este ano. Mas os temores com o vírus e a aproximação do feriado de Ano Novo deixaram os investidores nervosos, temerosos de que a situação se deteriore”, afirmou Nishi.

Além de pesar nas ações, os temores em torno do vírus também resultaram no enfraquecimento do dólar contra o iene e nos juros dos bônus do governo japonês, conhecidos como JGBs. O rendimento do JGB de 10 anos encerrou o pregão com recuo de meio ponto base, a 0,320%.

Por outro lado, dentre as notícias positivas, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, aprovou no sábado um pacote de estímulo de US$ 29,17 bilhões que tem como objetivo incentivar o consumo e a atividade econômica regional, numa tentativa de fazer o país superar a recessão. O plano de gastos se concentra em pequenas empresas, comunidades rurais e reconstrução de áreas devastadas por catástrofes naturais.

Ações que lideram a queda foram as de empresas dos setores petrolíferos e de combustível mineral, como carvão, com a JX Holdings caindo 0,6% e a Cosmo Oil recuando 1,7%.

Enquanto isso, ações de empresas farmacêuticas e as demais envolvidas na prevenção e combate ao Ebola tiveram ganhos significativos. A Airtech Japan, fabricante de filtros de ar, saltou 14,5%, e a Fujifilm Holdings, que está testando a droga Avigan como um tratamento para pacientes de Ebola, subiu 0,4%.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

 

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão anuncia projeto para acelerar reconstrução em Fukushima

Next Article
Cheesecake de morango Foto Stockvault 900x600 23 04 2016

Receita de cheesecake de tofu com morango

Related Posts