Vendas no varejo do Japão crescem mais que o esperado em novembro

Os fortes gastos no varejo em novembro sinalizam que a economia japonesa está em progresso estável.
Lojas em promoção no Japão | ©Kyodo Images
©Kyodo Images

Atualizado em 30/12/2017


O ritmo de crescimento das vendas no varejo do Japão acelerou em novembro, apresentando um avanço acima do estimado pelo mercado, de acordo com dados preliminares divulgados pelo governo do país, corroborando os recentes números animadores do principal indicador da inflação ao consumidor japonês, que ampliou sua série de alta ao registrar em novembro o 11º avanço consecutivo.

O relatório do Ministério de Economia, Comércio e Indústria mostra que as vendas subiram 2,2% em novembro ante o mesmo mês do ano passado, marcando o décimo segundo avanço mensal do indicador, maior sequência de crescimento desde 2010.

Divulgada na quinta-feira (28), a leitura é amplamente superior à previsão mediana de economistas consultados pelo jornal financeiro ‘Nikkei’, que esperavam aumento de 1,2% para o penúltimo mês do ano.

Os fortes gastos no varejo em novembro sinalizam que a economia japonesa está em progresso estável, caminhando com chances de alcançar a meta de inflação de 2% pretendida pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).

Além disso, o crescimento do Japão neste ano superou as expectativas de alguns economistas e seus mercados acionários avançaram devido ao aumento dos lucros corporativos, levando alguns operadores a se questionarem se o Banco do Japão deveria reduzir seu agressivo afrouxamento monetário.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Nikkei Asian.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 atualizado 28 03 2016

Japão registra em 2017 sua pior taxa de natalidade desde 1899

Next Article
Industria japonesa Foto Nikkei 900x600 28 12 2015 otimizada

Produção industrial do Japão cresce acima do esperado em novembro

Related Posts