Papa nomeia novo bispo da cidade ícone do catolicismo no Japão

Nagasaki é o epicentro do catolicismo no Japão, onde muitos cristãos foram executados durante o início da evangelização no país.
Bispo Peter Michiaki Nakamura em maio de 2019 na Arquidiocese de Nagasaki Foto Asahi Images 900x600 1
© Arquivo/Asahi Images

O Papa Francisco nomeou Peter Michiaki Nakamura, de 59 anos, o novo arcebispo da Arquidiocese Japonesa de Nagasaki, no centro do Japão. Dom Nakamura sucede o bispo Joseph Mitsuaki Takami, ex-presidente da Conferência dos Bispos do Japão desde 2016, que renunciou alguns meses após ter atingido o limite de idade de 75 anos. A nomeação foi anunciada na terça-feira (28), na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Arcebispo Nakamura já ocupou o cargo de bispo auxiliar de Nagasaki e foi o bispo titular de Fessei.

Bispo Peter Michiaki em maio de 2019 Foto Nagasaki
Bispo Peter Michiaki Nakamura em maio de 2019, quando foi nomeado bispo assistente da Arquidiocese de Nagasaki | Foto: Nagasaki-np

Nascido em 21 de março de 1962, na cidade de Saikai, prefeitura de Nagasaki, o arcebispo Nakamura frequentou o Seminário Menor de Nagasaki antes de estudar filosofia e teologia no Seminário Maior de San Sulpizio em Fukuoka.

Posteriormente, estudou na Academia Alfonsiana de Roma, obtendo a licenciatura em Teologia Moral em 1994.

Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1988 pela Arquidiocese de Nagasaki e atuou como formador no Seminário Menor da Arquidiocese de Nagasaki (1988- 1989); vigário na freguesia de Nakamachi (1989-1991); formador no Seminário Menor (1994-1999); vigário na Catedral de Urakami (1999-2002); pároco de Togitsu (2002-2005); formador no Seminário maior de Fukuoka (2005-2007); pároco de Uematsu (2007-2014) e professor de Teologia Moral nos Seminários Maiores de Fukuoka e Tóquio.

Arcebispo Takami
Bispo Joseph Mitsuaki Takami Foto Gendai Media 900
Bispo Joseph Mitsuaki Takami | Foto: Gendai Media

Bispo auxiliar em 2002, Dom Takami tornou-se arcebispo de Nagasaki em 2003. Seus dezoito anos de serviço foram marcados em particular pela visita do Papa Francisco ao Japão, que prestou homenagem ao Central Park da Bomba Atômica, um memorial à Paz, em 24 de novembro de 2019.

Seguindo os passos de João Paulo II, que foi a Nagasaki em 25 de fevereiro de 1981, Francisco disse: “Este lugar torna-nos mais conscientes do sofrimento e do horror que nós, seres humanos, somos capazes de nos infligir”. “A cruz bombardeada e a estátua de Nossa Senhora, recentemente descoberta na Catedral de Nagasaki, lembram-nos”, disse Francisco, “mais uma vez o horror indescritível que sofreram na própria carne as vítimas e suas famílias”.

Estas palavras tiveram uma ressonância particular para o bispo Takami, que esteve sempre intimamente associado a esta tragédia que custou a vida de parte de sua família. Sua mãe, grávida na época, sobreviveu à explosão. Dom Takami nasceu em março de 1946, em Nagasaki. Desde sempre manteve um forte compromisso com o desarmamento nuclear, um tema central em seu trabalho como líder do episcopado japonês.

Cidade mártir e cidade de mártires

Cidade mártir da história contemporânea, Nagasaki foi também o local do martírio de muitos cristãos durante as primeiras etapas da evangelização no Japão. Os dezesseis mártires executados entre 1633 e 1637, sob as ordens do xogum Tokagawa, foram canonizados por João Paulo II em 1987. Eles se uniram a uma longa série de mártires, incluindo 26 cristãos crucificados em 1597 e outros 205 mártires mortos pelas autoridades japonesas entre 1617 e 1632.

Tais perseguições, no contexto das missões jesuítas no início do século XVII, são o foco do filme de Martin Scorsese de 2016 “Silêncio”, baseado em um romance de Shusaku Endo.

Após este aparente fracasso das primeiras tentativas de evangelização, e apesar do desejo do Japão feudal de erradicar qualquer presença cristã equiparada ao colonialismo ocidental, os cristãos ocultos continuaram a manter viva a Igreja Católica nos séculos seguintes, com um reavivamento espiritual genuíno e um maior reconhecimento público após a Segunda Guerra Mundial.

O cristianismo em Nagasaki renasceu paradoxalmente após o bombardeio atômico de 1945, liderado por um leigo católico, Takashi Nagai (1908-1951), um médico e escritor que morreu lentamente após ser contaminado pela radiação atômica.

Embora acamado e condenado à lenta agonia, ele recebia muitas visitas, exortando a população japonesa ao perdão e redenção após os horrores da Segunda Guerra Mundial. Em particular, desempenhou um papel importante na aceitação da ocupação americana pela população japonesa e do novo status do imperador como um simples chefe de estado.

Mais de 20.000 pessoas compareceram ao seu funeral em 1951. O Dr. Nagai está atualmente em processo de beatificação e tem o título de Servo de Deus.

Epicentro do catolicismo japonês

A diocese de Nagasaki tornou-se assim mais uma vez um epicentro do catolicismo japonês e de uma reinterpretação espiritual particular da responsabilidade do Japão nos horrores da guerra, quando Hiroshima era antes um lugar de protesto político.

“Em Hiroshima, as pessoas gritavam; em Nagasaki, as pessoas rezavam”, explicou o Dr. Nagai aos visitantes, intrigado pela diferença de atitude entre as populações dessas duas cidades quando confrontadas com o mesmo trauma.

Hoje, os católicos constituem cerca de 4,5% da população de Nagasaki. Eles continuam sendo uma minoria, mas nove vezes mais do que em Tóquio, a capital japonesa, onde os católicos constituem apenas 0,5% da população.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Vatican News | Uca News

Total
1
Shares
Previous Article
Bandeira do Japao com grafico de crescimento Depositphotos 201967136 L 900

Japão eleva previsão do PIB para crescimento recorde em 2022

Next Article
Princesa Kako Foto Agencia da Casa Imperial do Japao 29122021 02

Princesa Kako, do Japão, completa 27 anos de idade

Related Posts