Toyota investirá R$ 100 milhões em fábrica no Brasil

A montadora quer contratar novos trabalhadores para aumentar a produção do Etios em sua fábrica de Sorocaba.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Toyota anunciou que vai investir cerca de R$ 100 milhões em sua fábrica de Sorocaba, no sul de São Paulo, a partir de 2016. De acordo com a empresa, o montante será destinado à contratar novos trabalhadores para aumentar a produção do Etios em quase 50%.

De acordo com o anúncio da empresa, divulgado na quinta-feira (29), a produção passará dos atuais 74 mil para 108 mil unidades por ano. A montadora japonesa prevê que os 34 mil modelos produzidos a mais serão vendidos, em sua maior parte, para o mercado interno brasileiro. O número de contratações não foi informado.

A previsão da montadora é a de que a ampliação da fábrica esteja concluída até o final deste ano, com início da produção em janeiro de 2016.

“Esta expansão da produção do Etios em nossa fábrica de Sorocaba se deve ao fato de sempre ouvirmos com atenção o feedback dos nossos clientes para produzir carros cada vez melhores. Vamos seguir com nosso compromisso de contribuir continuamente com o crescimento econômico e o desenvolvimento da sociedade brasileira”, afirma Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, em nota enviada à imprensa.

Em 2014, a Toyota comercializou 66 mil unidades do modelo Etios no mercado interno e exportou outras 20 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba operasse acima da sua capacidade nominal de produção, de 70 mil unidades por ano. Dos 195.443 carros vendidos pela Toyota em 2014 no Brasil, o Etios respondeu por 44%.

Entretanto, o anúncio da Toyota se dá em um momento em que a maioria das montadoras no Brasil está demitindo trabalhadores e promovendo paradas na produção. Todo esse cenário é motivado pela queda na demanda interna e dos principais parceiros externos, como a Argentina, acompanhada de previsões nada animadoras. Em 2014, as vendas de veículos caíram 7,1% ante 2013, enquanto a produção recuou 15,3%.

Além da unidade de Sorocaba, onde trabalham 1,6 mil funcionários, a Toyota conta com outras duas unidades produtivas no Brasil: em Indaiatuba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Possui também dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES) e um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP).

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio sobe após balanços positivos e fecha a semana em alta

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Desemprego no Japão atinge nível mais baixo em 17 anos

Related Posts