Japão pretende adiar aumento de imposto para 2019

A notícia do adiamento ocorre em meio à fraqueza da economia e ás vésperas do anúncio de medidas para estimular o crescimento.
Sede do Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 28 03 2016
Foto: Creative Commons

O governo japonês planeja adiar o planejado aumento do imposto sobre as vendas, de 2017 para em algum momento de 2019, informou ontem (29) a agência de noticias ‘Reuters’ citando uma fonte do governo.

Segundo a publicação da agência, no sábado, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, já havia comunicado ao ministro das Finanças, Taro Aso, e ao secretário-geral do Partido Liberal Democrata, Sadakazu Tanigaki, seu plano para adiar o aumento de impostos até outubro de 2019.

O adiamento ocorre em meio à fraqueza da economia e ás vésperas do anúncio, na terça-feira (31), de medidas para estimular o crescimento econômico e promover a reforma estrutural.

Espera-se ainda que o primeiro-ministro solicite um orçamento extra para financiar medidas de estímulo, com apenas dois meses do novo ano fiscal e no encalço de um orçamento suplementar para financiar a recuperação dos recentes terremotos no sul do Japão.

Depois de presidir na sexta-feira uma cúpula de líderes do G7, Abe disse que o Japão vai mobilizar “todas as ferramentas políticas” – incluindo a possibilidade de atrasar o aumento de impostos – para evitar o que chamou de uma crise econômica na escala da crise financeira mundial de 2008 que ocorreu após a quebra do Lehman Brothers.

‘Há um risco de a economia mundial entrar em crise, caso não haja uma política adequada de resposta” disse Abe à imprensa após a cúpula.

Para desempenhar o seu papel, o Japão “deve reacender poderosamente o motor do Abenomics”, disse ele, referindo-se a suas políticas monetárias mais flexíveis que visam tirar o Japão de uma deflação e crescimento irregular que já dura duas décadas.

Há tempos Abe diz que vai avançar com um plano para aumentar a taxa de imposto de 8% para 10% em abril de 2017, a menos que o Japão enfrente uma crise da mesma magnitude do choque Lehman.

De acordo com ele, o G7 “compartilha um forte senso de crise” no que diz respeito às perspectivas mundiais, com o risco mais preocupante sendo uma contração global liderada por uma desaceleração em economias emergentes como a China.

Outros líderes do G7, no entanto, parecem divergir sobre o risco de uma crise global, e sugeriram que Abe estaria usando o G7 para justificar o atraso para um doloroso aumento de impostos no Japão.

(Da Agência Reuters)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Rimono Foto Reproducao Bertel Schmitt Forbes 01

Japonês desenvolve carro com carroceria feita de ‘tecido’

Next Article
Gato com buraco no corpo Foto Reprodução Twitter hanamomoact

Foto de gato com ‘buraco’ na barriga faz sucesso na web

Related Posts