Imperador do Japão deve se pronunciar sobre abdicação em 8 de agosto

É provável que o imperador se pronuncie ao vivo em um discurso de aproximadamente 10 minutos de duração.
Imperador Akihito Foto Pool Agencia da Casa Imperial
Imperador Akihito (Foto: Pool/Agência da Casa Imperial)

O imperador do Japão, Akihito, deve se pronunciar em 8 de agosto sobre a suposta intenção de abdicar do trono em nome de seu filho mais velho, o príncipe Naruhito, de 56 anos, informou a emissora pública ‘NHK’.

Aos 82 anos, Akihito vem sofrendo para cumprir com suas obrigações como imperador, uma posição que exige presença em vários eventos e cumprimentos de protocolos tanto nacionais como no exterior. Contudo a idade avançada e o estado de saúde precário têm sacrificado Akihito no cumprimento da Agenda Imperial, conforme noticiou a ‘NHK’.

De acordo com a publicação, a Agência da Casa Imperial estaria planejando que o líder pronunciasse ao vivo um discurso de aproximadamente 10 minutos de duração.

Muito discreto, o imperador só se dirigiu pela televisão ao povo japonês em uma ocasião, em 16 de março de 2011. Nesse dia, Akihito prestou condolências às vítimas do terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do país no dia 11 do mesmo mês.

Saúde debilitada
Nos últimos anos, Akihito passou por uma série de enfermidades, com uma cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata.

Leis que regem a Casa Imperial do Japão
A Constituição Meiji, que marcou o nascimento do Japão moderno, bem como as leis originais que regem a Casa Imperial, que entrou em vigor na mesma época, veta a possibilidade de abdicação. Mediante a isso, seria necessária uma revisão, com tramites julgados ainda pela Parlamento Japonês, para satisfazer a suposta vontade do imperador.

Akihito chegou ao trono aos 55 anos, em 7 de janeiro de 1989, após a morte do pai, o imperador Hirohito, que teve o mais longo governo entre todos os imperadores, de 1926 a 1989.

Se Akihito abdicar, será a primeira vez que tal ato ocorrerá na linha de sucessão da Família Imperial do Japão desde o imperador Kokaku, que abdicou em 1817.

Total
0
Shares
Previous Article
Emblema do Toyota Prius Foto Aflo Images YA5R782

Toyota perde liderança de vendas globais no 1º semestre

Next Article
Deficiente fisico Foto Stockvault

Quase mil deficientes sofreram abusos no trabalho em 2015 no Japão

Related Posts