Gastos das famílias no Japão recuam pelo 5º mês seguido

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado no Japão.
Pessoas fazendo compras em Toquio Foto Reproducao WSJ Live
Foto: WSJ Live

Os gastos das famílias no Japão caíram pelo quinto mês consecutivo, recuando 0,5% em julho (em termos reais ajustados aos preços) na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o relatório divulgado pelo governo do país nesta terça-feira (30).

Apesar de apresentar um resultado menor do que a queda prevista pelos analistas de mercado, o resultado em julho ressalta o enfraquecimento da demanda interna, principal motor da terceira maior economia mundial, e a aparente incapacidade do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe para virar esta tendência.

Na comparação com o mês anterior, as despesas dos lares no Japão apresentaram crescimento em julho, registrando alta de 2,5% após ajuste sazonal, de acordo com o levantamento de estatística do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

No período em análise e na base de comparação anual, a despesa média mensal por cada lar com dois ou mais ocupantes (medida principal do indicador) recuou 0,5% em termos reais (considerando a evolução dos preços ajustados à inflação) em julho, para 278.067 ienes. Em termos nominais (sem contar com a inflação), houve queda de 0,9%.

Já a média geral de gastos por cada domicílio no país situou-se em 302.422 ienes no sétimo mês do ano, queda de 3,5% em termos reais e de 3,9% na base nominal em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Por sua vez, o rendimento médio mensal das famílias com trabalhadores assalariados situou-se em 574.227 ienes em julho, o que representa recuo de 1,8% e de 2,2% em termos reais e nominais, respectivamente, ante igual mês de 2015.

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações (em inglês).

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas em Toquio Foto Shutterstock 900x600 02 01 2016

Desemprego no Japão atinge menor nível desde maio de 1995

Next Article
Tufao Lionrock provicou ondas acima de 10 metros em Ishinomaki Foto Kyodo

Tufão Lionrock chega com força ao nordeste do Japão

Related Posts