Tufão Lionrock chega com força ao nordeste do Japão

O poderoso tufão tocou terra perto de Ofunato por volta das 18h locais, levando ventos fortes, chuvas torrenciais e inundações.
Tufao Lionrock provicou ondas acima de 10 metros em Ishinomaki Foto Kyodo
Tufão Lionrock provocou ondas acima de 10 metros no litoral de Ishinomaki (Foto: Kyodo)

O poderoso tufão Lionrock chegou à região nordeste do Japão na tarde desta terça-feira (30), provocando ventos fortes, chuvas torrenciais e inundações na região que ainda sofre com os efeitos do terremoto e tsunami em março de 2011.

O poderoso Lionrock, décimo tufão da temporada no Pacífico e catalogado como “muito forte”, se deslocava a uma velocidade de 50 km/h, sustentado com rajadas de vento de até 162km/h, tocou terra perto da cidade de Ofunato, na província de Iwate, por volta das 18h locais (06h de Brasília), após ter subido pela costa do Japão a partir do sul, segundo a JMA.

Trata-se do primeiro tufão que toca terra diretamente nesta região do país a partir do Oceano Pacífico, pelo menos desde o início dos registros da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), em 1951.

Lionrock, que se formou há dez dias, se tornou o tufão mais duradouro de todas as tempestades formadas ao norte do paralelo 30º nos últimos 46 anos, segundo a agência Weathernews.

As redes de televisão japonesas mostraram habitantes da zona andando com dificuldade com água até os joelhos, principalmente n cidade de Miyako, em Iwate, onde cerca de 600 pessoas foram aconselhadas a deixarem as suas casas. Escolas foram fechadas em toda a região.

Na província de Chiba (leste), o mar ficou amplamente agitado, principalmente no litoral da de Choshi, com ondas superiores a 9 metros de altura. Evento semelhante ocorre no litoral da província de Miyagi, onde o mar na costa de Ishinomaki apresenta ondas acima de 10 metros, de acordo com a JMA.

Na danificada usina nuclear de Fukushima, afetada pelo tsunami em 2011, os esforços se concentraram em proteger guindastes e equipamentos de construção dos ventos fortes, informou a empresa que administra o local, a Tokyo Electric Power Co. Alguns trabalhos de desmantelamento foram suspensos, acrescentou.

Segundo a emissora pública ‘NHK’, cerca de 120 voos domésticos foram cancelados, enquanto os serviços ferroviários, incluindo as linhas Shinkansen (trem-bala japonês), para o norte do país foram cancelados ou atrasados.

Este tufão ocorre depois de que dois fenômenos similares atingiram o Japão nos últimos nove dias, com um saldo de dois mortos.

A força do poderoso Lionrock fez o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, encurtar sua visita ao Quênia, onde ele participava de uma conferência sobre o desenvolvimento Africano. Abe chega nesta terça-feira ao país para participar dos preparativos de prevenção aos prováveis efeitos negativos do fenômeno ao país.

Com informações das Agências France Press e Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas fazendo compras em Toquio Foto Reproducao WSJ Live

Gastos das famílias no Japão recuam pelo 5º mês seguido

Next Article
Dolar Foto Clipart Images A0608 900x550 22 01 2016

Dólar fecha em alta com expectativa de impeachment e juros nos EUA

Related Posts