Japão encerra conferência sobre África com ‘Declaração de Yokohama’

Conferência em Yokohama terminou hoje com a promessa de desenvolvimento econômico e social na África. Japão prometeu US$ 20 bilhões.
Shinzo Abe entre lideres africanos Foto Kyodo
Shinzo Abe entre líderes africanos em Yokohama | Foto: Reprodução/Kyodo

Terminou em Yokohama, no leste do Japão, a conferência denominada Ticad, que debateu durante três dias o desenvolvimento econômico e social da África. Ao final da conferência, nesta sexta-feira (30), líderes e representantes de nações adotaram a “Declaração de Yokohama”, informou o site online da emissora pública NHK.

Esta foi a sétima edição da conferência desde que começou a ser realizada, em 1993. A Ticad é o pilar da política estrangeira do Japão na África.

“Uma África dinâmica é, agora, uma parceira do Japão, e nós vamos crescer juntos. Confirmei este sentimento através da conferência que presidi por três vezes”, declarou o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, na cerimônia de encerramento.

A declaração final mencionou o aproveitamento do potencial de investimentos do setor privado para melhorar o crescimento econômico e social na África.

Na conferência, líderes e representantes prometeram continuar a combater doenças infecciosas, investindo mais em iniciativas no setor de saúde, conforme noticiou a NHK.

Japão promete investir US$ 20 bilhões a África

Na quarta-feira, primeiro dia da conferência em Yokohama, o primeiro-ministro Shinzo Abe renovou a promessa do Japão em aumentar o investimento na África do setor privado do país para mais de US $ 20 bilhões nos próximos três anos, informou a Kyodo News.

Abe também propôs um conjunto de programas de desenvolvimento de recursos humanos para a África, incluindo o treinamento de 3.000 pessoas no Japão ao longo de seis anos, que podem contribuir para a promoção de negócios entre o Japão e o continente.

Um total de US $ 20,6 bilhões foi investido na África do setor privado japonês entre 2016 e 2018, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Japão

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Porto de Toquio Foto Wikimedia Commons 900x600 12 2015 otimizada

Exportações do Japão caem pelo oitavo mês consecutivo

Next Article
Bienal do Livro no Rio de Janeiro Foto Bienal 900x550 min

Começou a Bienal do Livro no RJ, com o Japão sendo homenageado

Related Posts