Japão vai promover ampla reforma no sistema trabalhista

A reforma inclui equiparação dos salários de trabalhadores efetivos e temporários.
Jovens trabalhadores em Toquio Foto Creative Commons 900x600 13 06 16
©Creative Commons

O governo do Japão estabeleceu um painel de especialistas para elaborar uma ampla reforma no sistema trabalhista do país, que inclui equiparar os salários dos trabalhadores efetivos e temporários, além de permitir a entrada no país de mão de obra estrangeira “não qualificada”.

De acordo com a ‘NHK’, o painel realizou sua primeira reunião na última terça-feira, tendo lugar no Escritório do Gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que também participou do efetivo.

A reforma trabalhista inclui a elaboração de medidas para fiscalizar empresas que permitem horas extras excessivas. Além disso, o painel também discutirá formas de reduzir a grande diferença de salário entre trabalhadores efetivos e temporários, um problema que afeta mais de 40% dos trabalhadores no país, tanto estrangeiros como os próprios japoneses.

Segundo a agência de notícias Kyodo, os salários dos trabalhadores temporários são reduzidos em até 60% em relação aos ganhos dos funcionários efetivos que exercem a mesma função.

O mesmo painel irá discutir ainda a possibilidade de permitir a entrada no país de mão de obra estrangeira não qualificada, uma iniciativa que visa fazer frente à rigidez de seu mercado de trabalho.

A medida que se cogita implementar abriria as postas a trabalhadores estrangeiros em setores específicos mediante acordos de colaboração econômica com os países de origem.

A permissão de entrada de mão de obra estrangeira não qualificada seria através de um sistema de cotas em setores que encaram muita escassez de mão de obra, como a construção e a enfermaria, onde se chega a registrar três vezes mais ofertas de trabalho que candidatos.

Também se cogita relaxar as barreiras em outros setores nos quais o mercado de trabalho japonês mostra uma grande rigidez, como o de venda no varejo, o agrícola e o de educação pré-escolar.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ressaltou na última segunda-feira a importância de realizar uma grande reforma do mercado de trabalho para estimular a economia e fazer frente ao envelhecimento populacional, bem como ao alarmante descenso de pessoas em idade apta ao trabalho.

A comissão prevê apresentar o relatório com as medidas propostas já no final do ano fiscal de 2016, que termina em março de 2017. A implementação da reforma, no entanto, precisará ser aprovada pelo Parlamento Japonês.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas atravessando uma rua em Toquio Foto Wikimedia Commons 900x600 18 02 2016

Taxa de desemprego no Japão sobe pela 1ª vez em seis meses

Next Article
Walkman de ouro da Sony Foto Divulgacao

Walkman banhado a ouro da Sony chega este mês ao Japão

Related Posts