Taxa de desemprego no Japão sobe pela 1ª vez em seis meses

A elevação do índice interrompe uma sequência de 74 declínios mensais consecutivos em termos anualizados.
Pessoas atravessando uma rua em Toquio Foto Wikimedia Commons 900x600 18 02 2016
Foto: Wikimedia Commons

A taxa de desemprego no Japão deteriorou-se pela primeira vez em seis meses, subindo um décimo de ponto percentual em agosto na comparação com o mês anterior, para 3,1%, informou nesta sexta-feira (30) o governo do país, ressaltando que, apesar do leve aumento, o índice continua em seu melhor nível em mais de 21 anos.

De acordo com o relatório do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, o número de pessoas sem empregos em agosto situou-se em 2,1 milhões, alta de 4,5%, a um ajuste sazonal, ou aumento de 90 mil desempregados em relação ao mesmo mês do ano passado.

A elevação interrompe uma sequência de 74 declínios mensais consecutivos em termos anualizados, mas o índice permanece em seu nível mais baixo desde meados de 1995.

Por sua vez, o número de empregados recuou para 64,64 milhões, ou seja, o mercado de trabalho no Japão viu um decréscimo de 120 mil trabalhadores, ou queda de 0,2% em agosto na comparação com o mesmo do ano passado.

Por gênero, a taxa de desemprego entre as mulheres manteve-se inalterada em 2,7%, enquanto aumentou 0,2 ponto percentual entre os homens, situando-se em 3,4%.

Dados separados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social mostraram que a relação entre oferta de trabalho e candidato ficou estável em agosto na comparação com o mês anterior, mascando o segundo mês consecutivo de estagnação do índice, que situou-se em 1.37, ou seja, havia no país 137 empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho no oitavo mês do ano. Mesmo estagnado, o índice permanece em seu nível mais alto desde agosto de 1991.

Pelo oitavo mês consecutivo, o ministério manteve sua avaliação, dizendo que “a situação do emprego continua em uma tendência de melhora”.

Contudo, o mercado de trabalho japonês continua rígido diante da falta de trabalhadores em meio à grande oferta de empregos.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Cafe Rosa Foto Heather Bailey

Empresa japonesa desenvolve café cor de rosa

Next Article
Jovens trabalhadores em Toquio Foto Creative Commons 900x600 13 06 16

Japão vai promover ampla reforma no sistema trabalhista

Related Posts