Líderes de Japão e China lembram 45º aniversário das relações

Abe e sua contraparte chinesa prometeram melhorar as “deterioradas relações” entre os dois países.
Bandeiras de Japao e China Foto iStock 10 2017
Foto: iStock

Atualizado em 02/10/2017


Os líderes de Japão e China trocaram mensagens de congratulações pelo 45º aniversário da normalização das relações diplomáticas dos seus países, que foi oficializado em 29 de setembro de 1972, informou neste sábado (30) a emissora pública japonesa ‘NHK’.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e sua contraparte chinesa, Li Keqiang, trocaram telegramas na sexta-feira (29), nos quais expressaram disposição em melhorar as relações diplomáticas, abaladas por questões históricas e deterioradas por disputas territoriais.

Em coletiva de imprensa nesta manhã (29), o chefe de Gabinete e porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse que Abe expressou intenções de desenvolver as relações bilaterais.

“Shinzo Abe escreveu à sua contraparte que deseja, juntamente com a China, promover a cooperação e intercâmbios em muitos campos de forma a construir uma relação estável e amistosa”, disse Suga.

Segundo ele, Abe também indicou que espera poder realizar um encontro de cúpula trilateral, incluindo a Coreia do Sul, até o fim deste ano, assim como um encontro entre a China e o Japão para comemorar o 45º aniversário da normalização das relações.

Por sua vez, Li expressou esperanças de que Tóquio e Pequim possam trabalhar juntos, de forma próxima, administrando apropriadamente suas diferenças.

Ainda de acordo com a troca de telegramas, o líder chinês disse também que “deseja melhorar e desenvolver de forma estável as relações bilaterais, levando em conta corretamente a história dos dois países e com o espírito de se mover em prol do futuro”, conforme noticiou a ‘NHK’.

Fonte: NHK World News.

Total
0
Shares
Previous Article
Preços em mercado no Japão | ©iStock

Inflação no Japão tem 8º mês seguido de alta

Next Article
Porto de Yokohama Foto TV Asahi

Exportações do Japão crescem bem mais que o esperado em agosto

Related Posts