BC do Japão deteriora projeção para a economia japonesa

Previsão para a economia no atual ano fiscal é de forte contração em cerca de 5,5% contra queda de 4,7% projetada em julho.
Bandeira japonesa no alto da cúpula do Banco do Japão | Foto: Reprodução / Bloomberg
©Bloomberg

O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) reduziu suas estimativas para a economia e a inflação no atual ano fiscal, que termina em março de 2021. Em contrapartida, a autoridade monetária ofereceu uma visão mais positiva sobre as perspectivas de recuperação, sinalizando que adotou estímulo suficiente por enquanto, segundo noticiou a agência Reuters.

Entretanto, o BC japonês alertou que a perspectiva é altamente incerta, uma vez que a pandemia do novo coronavírus pesa sobre os gastos no setor de serviços e o ressurgimento das infecções na Europa afetam as perspectivas para uma recuperação global sustentada.

O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, disse que o banco está pronto para prorrogar o prazo de março de 2021 de seu programa de resposta à crise para ajudar as empresas em dificuldades, e adotar medidas adicionais de afrouxamento monetário se necessário.

“Vamos prorrogar o prazo, se considerarmos necessário e apropriado”, disse ele em entrevista sem esclarecer quando o Banco do Japão tomará essa decisão, disse ele, acrescentando que “também há bastante espaço para expandir a escala de afrouxamento para cada elemento de nosso programa de resposta à crise”.

Avaliação econômica

Como esperado, o Banco do Japão manteve a política monetária, incluindo a meta de -0,1% para a taxa de juros de curto prazo e a promessa de guiar os juros de longo prazo em torno de 0%.

O BoJ também não alterou o pacote de medidas com o objetivo de aliviar os apertos de financiamento corporativo, que se tornou sua principal ferramenta para lidar com a economia afetada pela pandemia.

Perspectiva deteriorada

Em relatório trimestral, o Banco do Japão piorou a previsão para a economia no atual ano fiscal que termina em março de 2021 a uma contração de 5,5% contra queda de 4,7% projetada em julho, refletindo os gastos fracos em serviços durante o verão.

Também diminuiu a perspectiva para o núcleo dos preços ao consumidor a uma queda de 0,6% ante recuo de 0,5% visto em julho.

Entretanto, revisou a previsão para o próximo ano fiscal para uma alta de 3,6%, contra 3,3% em julho.

Visão melhorada para as exportações e produção

O banco central também melhorou sua avaliação sobre as exportações e produção, dizendo que elas estão “aumentando”. Em julho, a visão era de que elas estavam caindo com força.

“A economia do Japão deve melhorar como tendência conforme o impacto da pandemia de coronavírus enfraquece gradualmente, embora o ritmo da recuperação vá ser moderado”, apontou o relatório divulgado na quinta-feira (29).

Mundo-Nipo (MN)
Com Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Ilustracao do conto A Historia do Shojo no livro Kyoiku Mukashibanashi de 1899 900x586 compressed

Folclore japonês: Shojo, o protetor do saquê sagrado

Next Article
Zona industrial em em Wakayama Foto Daichi Iseki compressed

Produção industrial do Japão sobe pelo 4º mês seguido

Related Posts