Japão registra mais de 2 mil terremotos em 2017

Apesar de impressionante, o número está apenas “um pouco” acima da média de sismos anuais no Japão.
Sismografo japao imagem arte mundo nipo

Atualizado em 31/12/2017


A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) disponibilizou seus dados preliminares sobre os abalos sísmicos ocorridos no arquipélago japonês em 2017, no qual registra mais de 2.000 terremotos com intensidade a partir de 1 grau na escala sísmica japonesa, que varia de 0 até 7.

De acordo com o relatório preliminar, o Japão sofreu um total de 2.014 tremores desde a primeira hora de janeiro até as 19h locais de sexta-feira (29). Desse total, 8 tremores atingiram intensidade de 4,5 graus (forte) na escala japonesa.

Apesar de impressionantes, o total de tremores está apenas um pouco acima da média anual do país, mas longe dos mais de 6,5 mil terremotos registrados em 2016. O aumento abrupto no ano passado ocorreu em consequência de dois grandes terremotos que atingiram a província de Kumamoto, na ilha sulina de Kyushu, em abril daquele ano, o que gerou milhares de tremores secundários nos meses conseguintes.

Entretanto, o recorde anual de abalos sísmicos registrados oficialmente no país ocorreu em 2011, ano em que o potente terremoto de magnitude 9 na escala Richter – grau máximo de 7 na escala japonesa – atingiu o nordeste do país em 11 de março, gerando ainda um gigantesco tsunami que devastou um grande número de cidades costeiras no leste do arquipélago.

A partir de 2012, o número de tremores passou a reduzir de modo consistente até a marca de 1.800 tremores em 2015, cerca de 200 tremores a menos que o registrado este ano.

A JMA declarou que o relatório completo de 2017 estará disponível em janeiro de 2018.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency – JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Industria japonesa Foto Nikkei 900x600 28 12 2015 otimizada

Produção industrial do Japão cresce acima do esperado em novembro

Next Article
Boing da ANA no Aeroporto de Los Angeles Foto Plane Spotting Aviation 900x550 02 min

Voo com destino ao Japão retorna aos EUA porque passageiro ‘errou’ de avião

Related Posts