Expectativa de vida tem alta recorde no Japão

A expectativa de vida cresceu tanto para as mulheres como para os homens em 2018, com média cinco anos mais longa em comparação a 1989.
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 atualizado 28 03 2016
©Asahi Photos

A expectativa média de vida no Japão atingiu alta recorde tanto para os homens como para as mulheres, de acordo com dados referentes ao ano de 2018 e divulgados ontem (30) pelo governo do país.

Segundo o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Japão, a expectativa de vida no ano passado era de 87,32 anos para as mulheres e 81,25 anos para os homens em termos de média. Ambos os gêneros registraram um crescimento anual pelo sétimo ano consecutivo.

A média é cinco anos mais longa em comparação a 1989 – ano em que teve início a Era Heisei e a qual durou 30 anos sob o governo do então imperador Akihito.

Em termos global, a expectativa média de vida para as mulheres japonesas ficou em segundo lugar, atrás de Hong Kong pelo quarto ano consecutivo.

Já a expectativa média de vida para os homens japoneses é a terceira maior do mundo –atrás de Hong Kong e Suíça– pelo segundo ano consecutivo.

Autoridades ministeriais atribuem o salto na expectativa de vida nos últimos 30 anos aos avanços na medicina e à elevação da conscientização sobre a saúde durante a Era Heisei no Japão.

VEJA TAMBÉM
População do Japão tem queda recorde
Número de pessoas centenárias bate novo recorde no Japão
Japonesa de 116 anos é reconhecida como a pessoa mais velha do mundo

A pasta planeja elaborar políticas que garantam uma velhice confortável para os cidadãos no Japão, país detentor da maior população de idosos do planeta.

População de idosos

No país a longevidade aumenta em ritmo acelerado. Pessoas com 65 anos ou mais representaram 28,06% do total da população japonesa, que somou 124 milhões a partir de 1º de janeiro deste ano – excluindo residentes estrangeiros, que representa menos de 2% do total, de acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos do país.

Ainda de acordo com o relatório do Ministério, essa proporção de idosos deve alcançar 40% até 2060.

População de centenários

Enquanto isso, o número de pessoas com idade a partir dos 100 anos aumentou pelo 48º ano consecutivo no Japão, atingindo a incrível soma recorde de 69.785 centenários, com mulheres representando mais de 88% do total, segundo o último censo que é divulgado anualmente na terceira segunda-feira de setembro, pouco antes do Dia do Respeito aos Idosos (Keirou no Hi).

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News | The Mainichi.

Total
0
Shares
Previous Article
Missil norte coreano imagem Edico de arte Mundo Nipo

Coreia do Norte faz novos disparos de mísseis

Next Article
Fertilizacao in vitro Foto Stockvault

Japão permite experimentos de embriões híbridos entre humanos e animais

Related Posts