Produção industrial do Japão fica estável em julho

O resultado ressalta o padrão instável de crescimento da economia japonesa.
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images
©Kyodo Images

A produção industrial do Japão manteve-se inalterada em julho após um salto repentino no mês anterior, feitos os ajustes sazonais, o que ressalta o padrão instável no crescimento, apesar dos esforços do primeiro-ministro do país para revitalizar a economia.

Divulgado nesta terça-feira (31), o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), a produção japonesa ficou estagnada no sétimo mês do ano, após crescer 2,3% em junho, segundo dados revisados.

O resultado contrariou a previsão mediana de economistas consultados pelo The Wall Street Journal e o jornal financeiro Nikkei, que estimavam crescimento de 0,8% em julho.

O relatório mostra ainda que a leitura do indicador para o mês ficou em 96,9 contra uma base de 100 estabelecida em 2010.

Por outro lado, a produção de mini-veículos continua se recuperando após o declínio causado pelos terremotos em abril no sudoeste do Japão. O ministério disse também que a produção de componentes para smartphones aumentou, mas a de cosméticos caiu depois de apresentar um aumento robusto no mês anterior.

Um levantamento do ministério feito com companhias nacionais mostra que o desempenho irregular é esperado que continue. Os fabricantes estimam que a produção dê um salto de 4,1% em agosto e recue 0,7% em setembro.

O ministério manteve sua avaliação anterior, dizendo que “a produção segue flutuante, mas mostrando sinais de melhora”.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

Fontes: Agência Kyodo | Market Watch.

Total
0
Shares
Previous Article
Asilo em Iwate inundado Foto Kyodo 900x600 min

Tufão provoca morte de nove pessoas em asilo no Japão

Next Article
Terremoto em Kumamoto em 31 08 2016 Foto Reproducao JMA

Terremoto de forte intensidade sacode o sul do Japão

Related Posts