Chefe de gabinete do Japão é forte candidato para substituir Abe

Suga atua no importante cargo de secretário-chefe de gabinete e porta-voz do governo desde 2012. Ele é um fiel aliado de Abe.
Yoshihide Suga Foto Asian Nikkei 2020A08 900x550 02
©Asian Nikkei

O ministro porta-voz e secretário-chefe de gabinete, Yoshihide Suga, um fiel aliado de longa data de Shinzo Abe, surgiu como forte candidato a sucedê-lo como primeiro-ministro do Japão, o que pode resultar em uma ampliação dos estímulos fiscais e monetários que marcaram os quase oito anos de Abe como premiê, informou a agência Reuters.

Primeiro-ministro que governou o Japão por mais tempo, Shinzo Abe anunciou na sexta-feira (28) que estava renunciando devido a uma doença crônica, abrindo espaço para a eleição de um líder dentro do Partido Liberal Democrata (PLD).

Enquanto outros aspirantes a sucessor declararam a intenção de concorrer, Suga, de 71 anos, disse que não quer o cargo. Mas os comentários foram colocados em dúvida pela mídia nos últimos dias, que o impulsionou para o centro das atenções.

“Eles realmente vão tentar fazer com que Suga substitua Abe e continue o governo sem ele”, disse o professor de Ciência Política Koichi Nakano, da Universidade Sophia.

Em entrevista à Reuters na última semana, Suga ressaltou a necessidade de impulsionar o crescimento econômico em vez de endurecer as restrições para conter o vírus, indicando a necessidade de promover o turismo.

“Precisamos considerar o que podemos fazer para evitar que a economia caia de um penhasco”, disse Suga em seu gabinete parlamentar, onde uma grande fotografia dele ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava exposta.

A entrevista, em que Suga negou novamente que queria o cargo, foi parte de uma blitz de mídia antes de Abe anunciar sua renúncia, na qual ele falou com pelo menos quatro grandes grupos de comunicação.

Yoshihide Suga e Shinzo Abe Foto Getty Images 2012
Yoshihide Suga e Shinzo Abe n Parlamento | Foto: Arquivo/Getty

Político que traçou seu caminho sozinho, Suga foi escolhido por Abe em 2012 para o importante cargo de secretário-chefe de gabinete, atuando como principal porta-voz do governo, coordenando políticas e organizando a administração.

O vencedor da eleição do PLD, que a mídia nacional estima que pode acontecer por volta de 15 de setembro, basicamente garante o cargo de primeiro-ministro, porque o partido tem maioria no Parlamento.

O vencedor completará o mandato de Abe como líder do PLD, que se encerrará em setembro de 2021.

Mundo-Nipo (MN)
Com Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeira de Japao e Reino Unido Foto iStock Free compressed

Japão e Reino Unido assinam acordo comercial neste mês

Next Article
Industria japonesa na zona industrial em Shizuoka Asahi 02042018 900x600 min

Produção industrial do Japão mostra sinais de recuperação

Related Posts