Japão saúda decisão da Unesco sobre ‘mulheres de conforto’

Documentos sobre escravas sexuais no período de guerra entraria para o programa Memória do Mundo da Unesco.
Fotos de documentario sobre mulheres de conforto no Museu Nanjing na China Foto CCTV 900x550 min
Fotos relativas à documentos sobre mulheres de conforto exibidos no Museu Nanjing (Foto: Distribuição CCTV)

Atualizado em 01/11/2017


O secretário-chefe do Gabinete e porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, elogiou a decisão da Unesco de adiar o tombamento de documentos relacionados com as chamadas mulheres de conforto, nome conferido às vítimas de abusos sexuais cometidos pelo exército imperial japonês entre 1930 e 1945.

Falando a imprensa nesta terça-feira (31), Suga disse que o “Japão continua se empenhando para garantir que o programa da Unesco promova a amizade e o entendimento mútuo entre os estados-membros da ONU”, disse ele, ressaltando que “esta é a intenção original da agência denominada Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, ou seja, Unesco”, detalha a emissora pública ‘NHK’.

O secretário-chefe observou ainda que uma resolução exortando estados-membros a evitar o aumento da tensão política fora aprovada por unanimidade em outubro pelo comitê executivo da Unesco. Segundo Suga, a decisão de segunda-feira mostra que a agência agiu de acordo com o determinado na resolução.

Ainda de acordo com a ‘NHK’. Suga acrescentou que o Japão, enquanto estado-membro responsável, vai continuar a apoiar programas da Unesco, uma declaração que ocorre após o governo de Tóquio suspender no ano passado sua contribuição financeira anual à agência – Japão é um dos maiores contribuintes da Unesco, fornecendo uma ajuda anual de 4,4 bilhões de ienes, em média.

Enquanto isso, na Coreia do Sul, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Noh Kyu-duk, disse que Seul lamenta a recomendação do painel da Unesco, de acordo com a agência ‘Kyodo’.

Noh Kyu-duk reiterou que o governo sul-coreano apoia grupos da sociedade civil que se empenham para que a questão das mulheres de conforto seja conhecida por gerações futuras e para evitar a recorrência de tragédias semelhantes.

O porta-voz disse ainda que a Coreia do Sul vai continuar a dedicar esforços diplomáticos para que os documentos sobre as mulheres de conforto sejam avaliados de maneira objetiva e justa e, assim, tombados pela Unesco “como memória mundial”.

Mulheres de conforto
Mulheres de conforto é o eufemismo referente às vítimas de abusos sexuais cometidos pelas tropas japonesas do então Império Japonês no decorrer das décadas de 1930 até 1945, no final da Segunda Guerra Mundial.

Calcula-se que cerca de 200 mil meninas e adolescentes – a maioria coreana – foram vítimas desses abusos desde a década de 1930 e, sobretudo, no final da Segunda Guerra Mundial.

Pequim afirma que mais de 50 mil chinesas também também foram raptadas e forçadas a servir o exército japonês. O governo chinês mantém um museu memorial na cidade de Nanjing, no oeste do país, no qual guarda documentos históricos relacionados a mulheres de conforto, segundo matéria redigida por Karen Graham, do ‘Digital Journal’.

O conflito das escravas sexuais tem provocado frequentes atritos nas últimas décadas entre Coreia do Sul e Japão, e se transformou no principal empecilho em suas relações bilaterais.

O acordo assinado pelos dois países em 2015, que visava liquidar a questão por completo, contempla as desculpas oficiais do Japão e uma compensação econômica de 1 bilhão de ienes (R$ 27,49 milhões) para restaurar “a honra e a dignidade” das vítimas.

“O montante deve ser gasto em tratamentos médicos e assistenciais para as mulheres que estão envelhecendo”, declarou o ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, no final de julho do ano passado, acrescentando que, com o desembolso dos fundos, “o Japão teria cumprido suas obrigações estabelecidas no acordo bilateral”.

Do Mundo-Nipo
Fontes principais: NHK | Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Missil norte coreano imagem Edico de arte Mundo Nipo

200 morreram em colapso de túnel após teste nuclear na Coreia do Norte

Next Article
Serial killer preso no Japao em 31 10 2017 Foto Reproducao Kyodo

Serial killer preso no Japão matou e esquartejou 9 pessoas em 3 meses

Related Posts