Japão e Rússia discutem soberania das ilhas em disputa

Diplomatas da Rússia e do Japão se reuniram por cerca de oito horas em Tóquio.

Do Mundo-Nipo

Diplomatas de Rússia e Japão se reuniram em Tóquio para discutir a disputa territorial sobre 4 ilhas na costa de Hokkaido, norte do Japão, informou a emissora pública ‘NHK’.

O vice-chanceler japonês, Shinsuke Sugiyama, e o vice-chanceler russo, Igor Morgulov, se reuniram por cerca de oito horas, na sexta-feira (31), dando prosseguimento às negociações sobre as ilhas que estão sob domínio russo e são reivindicadas pelo Japão.

A reunião em questão é um prosseguimento a negociações similares ocorridas em Moscou, em agosto do ano passado, destacou a emissora japonesa.

Em coletiva à imprensa após a reunião, Sugiyama disse que eles tiveram discussões francas e significativas sobre várias questões, tanto do ponto de vista legal quanto histórico. Ele acrescentou que as discussões vêm se arrastando há anos e que uma única reunião não seria capaz de resolver as diferentes posições.

 

Sobre as ilhas

As Ilhas Curilas, Ilhas Kuril ou Curilhas formam um arquipélago vulcânico de 56 ilhas que se estende entre a Península de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia, até à ilha japonesa de Hokkaido, no extremo norte do Japão, entre o Mar de Okhotsk, a noroeste, e o Oceano Pacífico, a sudeste.

 

Ilhas Curila (Imagem: Google Maps/Reprodução MN)
O círculo marca as ilhas em disputa (Imagem: Google Maps/Reprodução MN)

 

Embora o Japão reclame as quatro ilhas mais a sul, a que denomina “Territórios do Norte”, todo o arquipélago está sob a administração da Rússia desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, como resultado do Tratado de São Francisco. O tratado, no entanto, expirou, de acordo com o governo japonês.

As ilhas Curilas são conhecidas em japonês como Ilhas Chishima.  São conhecidas também através da transliteração do idioma russo como Ilhas Kuriru.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão e Canadá empatam no primeiro dia de disputa na Copa Davis

Next Article

Turistas asiáticos se divertem em eventos culturais no Japão

Related Posts