Japão fornecerá US$ 140 milhões à Índia para combater crise energética

A Índia enfrenta uma crise crônica de abastecimento de energia.

Do Mundo-Nipo

Fumio Kishida e Narendra Modi (Imagem: Reprodução/NHK)
Fumio Kishida e Narendra Modi se encontraram nesta manhã, em Tóquio (Imagem: Reprodução/NHK)

O Japão fornecer empréstimos no valor equivalente a US$ 140 milhões à Índia para ajudar o país a enfrentar sua crise crônica de abastecimento de energia, informou nesta segunda-feira a emissora pública ‘NHK’.

Segundo a emissora, os dois governos devem assinar o acordo financeiro ainda nesta segunda-feira, em Tóquio, como parte de uma acordo firmado entre o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o governo japonês para fortalecer os laços entre os dois países.

Modi, que chegou ao Japão no sábado para uma visita de cinco dias, reiterou a determinação de seu país em fortalecer os laços com o Japão.

Segundo o acordo, o lado indiano vai usar os fundos para comprar equipamentos de sistemas de geração de eletricidade termoelétrica, incluindo turbinas de alta capacidade desenvolvidas pela empresa japonesa Toshiba.

Ainda nesta segunda-feira, Modi se encontrou com o chanceler japonês, Fumio Kishida, em Tóquio. Nas conversações, Kishida manifestou a apreciação do Japão pela primeira visita do premiê indiano ao Japão.

Kishida disse estar convencido de que sob a forte liderança de Abe e Modi, as relações bilaterais vão chegar a um novo nível. Em resposta, premiê indiano disse que tinha em mente, desde longa data, tornar sua viagem ao Japão como primeiro passo na capacidade de primeiro-ministro, e não somente aos países vizinhos da Índia.

Modi manifestou também a sua prontidão de envidar esforços para fortalecer os laços bilaterais para benefício do futuro da Ásia.

O chanceler japonês transmitiu sua prontidão de visitar a Índia antes do fim do ano para discutir formas específicas de promoção da cooperação bilateral com a chanceler indiana, Sushma Swaraj.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso..

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

PMI industrial do Japão avança em agosto

Next Article

Fukushima aprova construção de instalação para armazenar lixo radioativo

Related Posts