Japão elabora proposta preliminar para direito de legítima defesa coletiva

A proposta será discutida por um painel do governo encarregado de rever a base legal para a política de segurança do Japão.

Do Mundo-Nipo

O governo japonês elaborou uma proposta preliminar para permitir que o Japão exerça o direito de legítima defesa coletiva, alertando a sua interpretação atual de cláusulas constitucionais, conforme disseram fontes próximas neste domingo (01).

A proposta prevê que o Japão pode invocar o direito de autodefesa coletiva – ou partir em auxílio a um aliado sob ataque – como parte do exercício “mínimo” do país do seu direito de se defender, o que é interpretado como sendo permitido, mesmo sob o de  artigo 9º  da Constituição de renúncia à guerra.

A proposta será discutida por um painel do governo encarregado de rever a base legal para a política de segurança do Japão, que é dirigida pelo ex-embaixador dos Estados Unidos Shunji Yanai.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Coreia do Sul não reconhece nova zona defesa declarada pela China

Next Article

Pesquisa revela nomes mais populares no Japão em 2013

Related Posts