Brasil e Japão firmam cooperação para desenvolvimento de recursos marinhos e tecnológicos

Os dois países também concordaram em promover negociações sobre um pacto de energia nuclear.

Do Mundo-Nipo

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, firmaram um importante acordo de cooperação para o desenvolvimento de recursos marinhos, incluindo campos petrolíferos no mar, fora do Brasil, bem como medidas anti-desastres, orientadas por satélites para o Brasil, informou nesta segunda-feira (2) a agência Kyodo.

 

Brasil e Japão (Imagem: Edição Mundo-Nipo)
Os dois ministros também concordaram em promover negociações sobre um pacto de energia nuclear (Imagem: Edição Mundo-Nipo)

 

O acordo foi alcançado em uma reunião realizada nesta segunda-feira (2), em Brasília, onde os dois ministros também concordaram em promover negociações sobre um pacto de energia nuclear, de olho na possibilidade de empresas japonesas concluírem encomendas para projetos de usinas nucleares no Brasil.

Segundo uma nota a imprensa, publicado no site oficial do Itamaty, a agenda bilateral e global entre os dois Chanceleres incluem (como principais assuntos) temas relacionados à comunidade brasileira no Japão, comércio e investimentos, além da agenda no campo de ciência, tecnologia e inovação.

Brasil e Japão promovem, conjuntamente, projetos de cooperação técnica em terceiros países, como o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical de Moçambique (ProSavana) e para a implementação do padrão nipo-brasileiro de TV digital (ISDB-T) em países africanos, centro-americanos e sul-americanos.

Os dois países mantêm relações diplomáticas desde 1895. Em 2012, o comércio bilateral foi de US$ 15,7 bilhões, o que posicionou o Japão como o sexto parceiro comercial do Brasil no mundo. Nesse mesmo ano, o Brasil recebeu fluxo de US$ 1,47 bilhão em investimentos japoneses.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Lista do ranking de lutadores para o Grande Torneio de Sumô de Outono

Next Article

Japão vai gastar 40 bilhões de ienes para tratar água radioativa em Fukushima

Related Posts