Japão e EUA revisam suas diretrizes de cooperação no setor de defesa

Os dois países estudam uma cooperação tecnológica que permita rivalizar a o crescente poderio militar chinês.

Do Mundo-Nipo

Os governos do Japão e dos Estados Unidos estudam meios de estabelecer uma cooperação tecnológica para a definição de diretrizes de defesa bilaterais, um movimento influenciado pela preocupação com o crescente poderio militar chinês. É a primeira vez em 17 anos que as duas nações revisam as suas diretrizes de cooperação no setor de defesa, informou nesta segunda-feira (3) a Rede ‘NHK’.

As diretrizes estabelecem os termos de cooperação entre as Forças de Autodefesa do Japão e as Forças Armadas dos Estados Unidos para a segurança da nação japonesa em casos de ataques militares e contingências nos arredores do país.

No ambiente atual de insegurança, os dois governos discutem meios de enfrentar o ciberterrorismo e as chamadas “situações em zonas cinzentas”. Segundo a NHK, zonas cinzentas são riscos que não se encaixam na categoria de “época de paz” ou contingências.

Também se discute uma cooperação na área espacial, além de formas para criar equipamentos de defesa e realizar outros tipos de cooperação tecnológica que permita enfrentar a intensificação do desenvolvimento de armas pela China, detalhou a NHK.

Atualmente, a proibição de exportação de armamentos pelo Japão impede o país de desenvolver armas. Entretanto, exceções à proibição são o desenvolvimento nipo-americano de um sistema de interceptação de mísseis balísticos e a produção dos caças F-35, que são invisíveis ao radar.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Zoológico celebra aniversário do elefante mais antigo do Japão

Next Article

Banco Mundial cria 'Centro de Gestão de Risco de Desastres' no Japão

Related Posts