Japão e China concordaram arquivar disputa pelas Ilhas Senkaku em 1970, diz ex-parlamentar

O ex-chefe do Gabinete japonês afirma que o ex-primeiro-ministro Kakuei Tanaka o informou que havia sido arquivado a questão sobre a disputa pelas ilhas.

Do Mundo-Nipo

Hiromu Nonaka, ex-secretário chefe de gabinete do governo japonês, disse nesta segunda-feira (data local) que os líderes do Japão e da China chegaram a um acordo para arquivar a disputa pelas Ilhas Senkaku em 1970, quando os dois países normalizaram suas relações no início daquele ano – uma afirmação que contradiz a posição oficial de Tóquio, informou a agência Kyodo.

 

Ilhas Senkaku (Foto: Aflo Images)
O ex-chefe de gabinete afirma que o primeiro-ministro na época, Kakuei Tanaka, o informou que havia sido arquivado a questão sobre a disputa pelas ilhas (Foto: Aflo Images)

 

Nonaka, que está liderando uma delegação de atuais e ex-parlamentares japoneses em uma visita a China, disse a repórteres: “Logo após a normalização das relações, me foi dito ‘claramente’ pelo então primeiro-ministro na época, Kakuei Tanaka, que foi tomada uma decisão para arquivamento da questão sobre as Ilhas Senkaku”.

“Como uma testemunha viva, eu gostaria de deixar claro (que eu ouvi)”, disse Nonaka após uma reunião em Pequim com Liu Yunshan, um dos líderes do Partido Comunista da China.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Nadal vence Nishikori em seu 27º aniversário e avança às quartas em Roland Garros

Next Article

Incêndio criminoso deixa dois mortos e um gravemente ferido no Japão

Related Posts