OTAN agredece apoio do Japão ao Afeganistão

Entre todos os países parceiros da OTAN, Japão é o mais antigo dos contribuintes.

Do Mundo-Nipo

O Secretário Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Anders Rasmussen, expressou sua gratidão pelo apoio “vital” do Japão ao Afeganistão, onde tropas da OTAN estão implantadas para operações de segurança.

 

Anders Rasmussen e Shinzo Abe durante conferência de imprensa conjunta em 06-05-2014 (Imagem: Reprodução/OTAN)
Anders Rasmussen e Shinzo Abe durante conferência de imprensa conjunta nesta terça-feira (Imagem: Reprodução/OTAN)

 

Rasmusse expressou sua gratidão durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, nesta terça-feira (6), em Bruxelas, na Bélgica.

“O Japão tem sido um dos principais contribuintes aos fundos de financiamentos das forças de segurança afegãs, que estão sendo treinadas com a ajuda da OTAN” afirmou o líder da organização.

Rasmussen disse ainda que durante a última década, a contribuição do Japão no Afeganistão tem sido vital. “Estamos gratos pelo apoio excepcional do Japão aos nossos esforços”, concluiu.

Entre todos os países parceiros da OTAN, Japão é o mais antigo dos contribuintes. Aproveitando os contatos iniciais no início de 1990, o diálogo sobre os interesses comuns de segurança tornou-se mais regular e estruturado.

A cooperação foi desenvolvida em uma ampla gama de áreas, incluindo o apoio à paz, gestão de crises, planejamento civil de emergência, defesa cibernética, defesa contra o terrorismo, bem como a participação em atividades militares.

A estabilização do Afeganistão tem sido um foco fundamental de cooperação ao longo da última década. A OTAN e o Japão firmaram seu compromisso de fortalecer a cooperação em uma declaração política conjunta assinada em abril de 2013, durante a visita do Secretário Geral da OTAN ao Japão.

Confira algumas das contribuições do Japão para com a OTAN.

 

Assista ao vídeo com a conferência de imprensa conjunta com Anders Rasmussen e Shinzo Abe (em inglês):

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em baixa de 1,12%

Next Article

Japão oferece ajuda financeira de 2,45 bilhões ienes ao Laos

Related Posts