Papa Francisco recebe premiê do Japão no Vaticano

Os dois líderes deram ênfase a iniciativas destinadas a promover a paz e a estabilidade no continente asiático.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira (6), no Palácio Apostólico do Vaticano, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, no primeiro encontro privado entre os dois líderes desde que Francisco foi eleito pontífice, há pouco mais de um ano.

O encontro abordou as boas relações existentes entre o Japão e o Vaticano, bem como a colaboração entre a Igreja e o Estado nos âmbitos educativo, social e de saúde. Eles também falaram de alguns temas da atualidade regional e internacional, do empenho do Japão na cooperação para o desenvolvimento, sobretudo na África, a atenção ao meio ambiente e o desarmamento nuclear.

Na troca de presentes, o primeiro-ministro deu ao Papa três objetos de particular valor simbólico. O primeiro é um pequeno espelho com cerca de 20 cm de diâmetro, chamado “Espelho Milagroso”, que ser posicionado sob a luz reflete uma cruz. O objeto era usado pelos cristãos japoneses que foram perseguidos entre os séculos XVII e XIX.

Os outros dois presentes são retratos do Papa Paulo V e do primeiro embaixador japonês que foi a Roma, em 1615, para pedir o envio de missionários católicos ao Japão.

O Papa Francisco presenteou o premiê japonês com um quadro de São Pedro sendo libertado pelo Anjo do Senhor na vigília do seu processo em Jerusalém.

Após o encontro com Francisco, Shinzo Abe reuniu-se com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

O número de católicos japoneses é estimado atualmente em cerca de 440 mil, de uma população total de 127 milhões de pessoas.

O leste da Ásia tem sido atingido por diversas tensões, da península coreana ao grande número de pequenas ilhas reivindicadas pela China. Para promover a paz na região, Francisco viajará a Coreia do Sul de 13 a 18 de agosto, conforme divulgado pelo Vaticano em um comunicado.

Fontes: Rádio Vaticano | The Japan Times.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar sobe ante iene e euro com bons dados de trabalho nos EUA

Next Article

Japão anuncia novo auxílio de 26 milhões de ienes para Crimeia

Related Posts