Japão está em impasse sobre sanções contra a Rússia

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, não deu nenhuma indicação clara sobre se o Japão vai se juntar as nações…

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe e Vladimir Putin (Foto: AP)
Apesar ficar em situação delicada com a Rússia devido aos arranjos econômicos e resolução de disputas que vinham sendo estabelecidos, Shinzo Abe demonstrou apoio aos esforços de Obama. (Foto: AP)

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, não deu nenhuma indicação clara sobre se o Japão vai se juntar as nações ocidentais para impor sanções contra a Rússia sobre a crise na ucraniana.

O presidente norte-americano Barack Obama solicitou a colaboração de Abe em conversa via telefone na sexta-feira (07).

Apesar ficar em situação delicada com a Rússia devido aos arranjos econômicos e resolução de disputas que vinham sendo estabelecidos, Shinzo Abe demonstrou apoio aos esforços de Obama.

Em uma reunião com o G7 no último domingo (02), o Japão criticou a ação militar russa e pediu respeito pela soberania da Ucrânia.

Ainda assim,  de acordo com um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores, o governo japonês não está considerando nenhuma ação concreta contra a Rússia.

O Japão exige que a Rússia devolva os Territórios do Norte, um grupo de ilhas ao largo da costa leste de Hokkaido, que foram apreendidos pela União Soviética nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Assumir uma postura contra o governo russo só atrasaria os avanços conquistados até então.

(Do Mundo-Nipo com informações de agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Crianças do Brasil oferecem desenhos com mensagens para as crianças no Japão

Next Article

Premiê do Japão visita província de Fukushima antes de 11 de março

Related Posts