Japão, EUA e Coreia do Sul instam Coreia do Norte a cessar com testes nucleares

A advertência é em resposta a recente ameaça de Pyongyang sobre conduzir “uma nova forma” de teste nuclear.

Do Mundo-Nipo

Representantes de Japão, EUA e Coreia do Sul (Imagem: Reprodução/NHK)
A advertência é em resposta a recente ameaça de Pyongyang sobre conduzir “uma nova forma” de teste nuclear (Imagem: Reprodução/NHK)

Autoridades de Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul instaram Coreia do Norte a interromper seus “atos provocativos”. Alertando ainda que irão reforçar as sanções contra o país “caso Pyongyang conduza outro teste nuclear”, informou nesta terça-feira (8) a imprensa japonesa.

O Japão enviou Junichi Ihara, diretor-geral do Birô para Assuntos da Ásia e da Oceania do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão para a reunião trilateral, realizada na segunda-feira (7), em Washington.

Ihara se encontrou com Glyn Davies, representante especial dos Estados Unidos para Políticas da Coreia do Norte, e com Hwang Joon kook, representante especial da Coreia do Sul para Assuntos da Paz e Segurança da Península Coreana.

De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, os três representantes concordaram em exortar a Coreia do Norte a evitar realizar mais testes nucleares que, segundo eles, são “atos provocadores”, detalhou a emissora pública NHK.

Segundo a Agência Kyodo, após a reunião, Hwang disse em uma entrevista coletiva que, caso a Coreia do Norte siga adiante com outro teste nuclear, os três países, juntamente com a comunidade internacional, “vão fazer com que ‘aquele país’ enfrente as devidas consequências”.

“Deixamos claro que faríamos a Coreia do Norte pagar o custo correspondente se continuar conduzindo teste nuclear”, disse o representante sul-coreano, Hwang Joon Kook, a jornalistas.

A advertência dos três diplomatas que lidam com a questão nuclear norte-coreana é em resposta a recente ameaça de Pyongyang sobre conduzir “uma nova forma” de teste nuclear.

(Do Mundo-Nipo com informações da mídia japonesa)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão e Austrália anunciam oficialmente acordo de parceria econômica

Next Article

Ghost Recon Phantoms chega para PC: veja os lançamentos da semana

Related Posts