Governo japonês pretende criar Concelho de Segurança Nacional

O governo pretende criar um novo Corpo de Estado para lidar com a diplomacia, política externa e a segurança nacional.

Do Mundo-Nipo

Painel para concelho de segurança japonês (Imagem: NHK / Reprodução Mundo-Nipo)
Japão encontrou problemas para coletar informações sobre o sequestro na Argélia envolvendo militantes islâmicos (Imagem: NHK / Reprodução Mundo-Nipo)

O governo japonês vai lançar um painel de especialistas para discutir a criação de um novo Corpo de Estado para lidar com a diplomacia, política externa e a segurança nacional.

O painel está programado para ter a sua primeira reunião na sexta-feira (15).

De acordo com informações da rede NHK World, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, quer melhorar a capacidade do Governo em gestão de risco, criando um Conselho de Segurança Nacional.

Durante seu primeiro mandato como primeiro-ministro, Abe apresentou um projeto de lei para estabelecer a organização, no entanto, o projeto foi abandonado sem deliberação.

Estão designados, informalmente, como membros: Shotaro Yachi, ex-vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Shoichi Oriki, ex-chefe da Força de Auto Defesa do Japão, e Terumasa Nakanishi, da Universidade de Kyoto, especialista em diplomacia internacional.

Os membros também irão discutir medidas para melhorar a capacidade do Governo em coletas do serviço de inteligência.

No mês passado, o Conselho de Ministros encontrou problemas para coletar informações rapidamente sobre o incidente internacional envolvendo militantes islâmicos que apreenderam uma usina de gás natural na Argélia, onde fizeram centenas de reféns, incluindo trabalhadores japoneses.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Polícia japonesa prende homem por ameaças online em série (Ampliação)

Next Article

Navio chinês é visto em zona contígua perto de ilhas disputadas com Japão

Related Posts