Número de acusados por corrupção na China ultrapassa de 50 mil em 2013

Entre os acusados estão funcionários de nível ministerial e com cargos de chefia ou superior em órgãos governamentais.

Do Mundo-Nipo

O governo chinês reportou que mais de 50 mil funcionários públicos do país foram acusados de corrupção no ano passado. O alto número vem em meio ao movimento do presidente Xi Jinping que é reprimir a corrupção do que ele denomina de “tigres e moscas”, referindo-se a funcionários de alto e baixo escalão, informou nesta terça-feira (11) a imprensa japonesa.

 

Congresso Nacional do Povo da China (Imagem: Reprodução/NHK)
O número foi revelado durante a sessão anual do Congresso Nacional do Povo (Imagem: Reprodução/NHK)

 

Segundo a emissora pública NHK, Cao Jianming, o mais alto promotor da China, revelou o número numa sessão anual do Congresso Nacional do Povo, realizada na segunda-feira (11).

O promotor disse que o número de funcionários investigados por peculato ou corrupção aumentou quase 4.000 em 2013. Destes, oito funcionários de nível ministerial estão entre os investigados. Além disso, mais de 250 funcionários públicos, com cargos de chefia ou superior em órgãos governamentais, também foram implicados, destacou a Agência Kyodo.

Jianming acrescentou que os promotores irão intensificar os esforços para encontrar os acusados que fugiram do país, bem como os bens escondidos em outros países.

(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar sobe ante iene em Tóquio após declarações de Kuroda

Next Article

Japão enviará representante à Rússia para discutir tensões na Ucrânia

Related Posts