Japão criará Conselho de Segurança Nacional

O conselho terá acesso a dezenas de especialistas em segurança e defesa.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe, novo primeiro-ministro do Japão em entrevista (Foto: Aflo Images)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)

O governo japonês pretende criar um conselho de segurança nacional para o primeiro-ministro Shinzo Abe, formado para promover o compartilhamento de informações confidenciais e outros recursos de inteligência, conforme informou a imprensa japonesa na última sexta-feira.

O conselho terá como principais membros o próprio primeiro-ministro, o secretário geral do gabinete, o chanceler e o ministro da defesa nacional. Eles se reunirão uma vez a cada duas semanas.

Um funcionário de alto escalão do governo japonês foi citado como dizendo que o conselho irá “mudar drasticamente as divisões verticais” entre os ministérios.

O conselho terá acesso a dezenas de especialistas em segurança e defesa, bem como diretores gerais e o assessores especiais de segurança para o primeiro-ministro.

Sua principal missão será a de elaborar políticas de longo prazo em matéria de segurança e diplomacia e oferecer opções de políticas  ao premiê.

O projeto de lei para a criação do conselho vai obrigar os ministérios a fornecerem suas informações ultra-secretas para o Conselho de Segurança.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lista dos confrontos para o 1º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão 2013

Next Article

Acordo de pesca entre Japão e Taiwan entra em vigor

Related Posts