Japão e Coreia do Sul cancelam reunião e prolongam crise diplomática

O Japão tem encontrado dificuldade em se reunir com a Coreia do Sul.

Do Mundo-Nipo

Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe (Foto: Kyodo)
Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, não irão se reunir à margem da cúpula do G20 na Rússia, em setembro, informou o governo japonês nesta sexta-feira.

O Japão tem encontrado dificuldade em se reunir com a Coreia do Sul devido a frustração sul-coreana em relação a questões do domínio colonial japonês, antes e durante a Segunda Guerra Mundial, e por disputas territoriais.

Abe também planejava se reunir com Park durante uma sessão da Assembléia Geral da ONU, no final de setembro, em Nova York.

A Coreia do Sul criticou na última terça-feira o Japão devido a declaração no Livro Branco da Defesa de que as Ilhas  Ihas Takeshima/Dokdo, reivindicadas por Seul, são território japonês.

Na semana passada, o governo sul-coreano também “lamentou” as declarações de Shinzo Abe sobre as invasões em países vizinhos no passado.

Em abril, o chanceler sul-coreano Yun Byung Se cancelou sua planejada viagem ao Japão em protesto contra a visita de ministros japoneses ao Santuário de Yasukuni, que homenageia mortos de guerra do Japão, incluindo vários criminosos de guerra Classe-A, sendo visto como um símbolo do militarismo japonês.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Proporção de trabalhadores irregulares no Japão bate recorde em 2012

Next Article

Japoneses não têm imunidade ao vírus H7N9 da gripe aviária, dizem cientistas

Related Posts