Premiê do Japão está ansioso para rever Constituição do país

Shinzo Abe pretende impulsionar a capacidade de defesa do país.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão demonstrou ansiedade para rever a Constituição pacifista do Japão durante o seu mandato.

De acordo com informações da agência Kyodo, Abe considerou a emenda de uma grande tarefa, em uma reunião do seu partido sobre o assunto.

 

Shinzo Abe 002 (Foto: Nippon News)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Nippon News)

 

“Eu quero que vocês sejam a força motriz para mudar a Constituição”, disse o premiê na reunião do Partido Liberal Democrático para Promoção da Revisão da Constituição, a primeira realizada desde que o partido retomou o poder em dezembro.


saiba mais


Premiê japonês começa a discutir direito de legítima defesa do exército


Abe disse que uma das razões para  o estabelecimento do PLD em 1955 era mudar a Constituição, que foi regida pela influência dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

Entre as mudanças a serem implementadas está a revisão do artigo 9º, segundo o qual o Japão renuncia à guerra e à força militar para resolver conflitos internacionais. Segundo, o premiê, a mudança é uma tentativa de impulsionar as capacidades de defesa do país.

Recentemente, Shinzo Abe manifestou sua vontade de permitir o direito de legítima defesa para Força de Auto Defesa do Japão, em meio as atividades da China perto das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, apesar da constituição japonesa não permitir tal ação.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Navios chineses invadem águas do Japão em torno de ilhas sob disputa

Next Article

Nobuhiko Obayashi e AKB48 criam curta metragem homenageando a reconstrução do Japão

Related Posts