Coreia do Sul saúda garantia de desculpas do Japão sobre escravidão sexual

A presidente sul-coreana, Park Geun Hye, saudou a garantia do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, de que seu…

Do Mundo-Nipo

A presidente sul-coreana, Park Geun Hye, saudou a garantia do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, de que seu governo não vai revisar as desculpas de 1993 pela escravidão sexual forçada  por soldados do Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

A Coreia do Sul está “contente” com a observação de Abe, indicou Park, conforme divulgado pelo escritório presidencial de Seul, sobre a declaração do premiê realizada em uma sessão da Câmara dos Conselheiros.

Ela disse que é uma sorte que o primeiro-ministro Abe anunciar que irá defender as declarações do ex-premiê Tomiichi Murayama e ex-secretário-chefe de gabinete Yohei Kono.

Park também foi citada como expressando a esperança de que a declaração de Abe seja o início das relações mais fortes entre a Coreia do Sul e o Japão, bem como as relações entre os países do nordeste da Ásia.

Ela acrescentou que espera que as palavras do primeiro-ministro japonês sejam um ponto de partida para curar as feridas das vítimas.

A declaração Kono de 1993 dizia que muitas mulheres foram recrutados contra a sua vontade para trabalhar em bordéis operados a pedido dos militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. A declaração ainda dizia que juntamente com as mulheres japonesas, muitos outros eram da Península Coreana.

Na declaração de 1995, Murayama expressou profundo remorso e um pedido de desculpas sincero pelo domínio colonial do Japão e agressão na Ásia.

 

(Do Mundo-Nipo com informações de agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 7º dia do Grande Torneio de Sumô de Primavera

Next Article

Museu Osamu Tezuka marca 20º aniversário com mostra de criador do 'Astro Boy'

Related Posts