China rejeita apelo de premiê japonês para reunião com Xi Jinping

O líder chinês esnobou Shinzo Abe pela segunda vez em duas semanas.

Do Mundo-Nipo

A China rejeitou nesta terça-feira (15) i pedido do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, para conversações com o presidente chinês, Xi Jinping, à margem de uma reunião regional em Pequim em novembro, esnobando o líder japonês pela segunda vez em duas semanas.

 

Shinzo Abe durante sessão no Parlamento (Foto: Aflo Images)
Abe havia pedido um encontro com Xi durante um discurso no Parlamento, na segunda-feira (Foto: Aflo Images)

 

“O lado chinês já tem repetidamente deixado claro sua posição sobre o contato entre os líderes da China e do Japão. O lado japonês deve tomar ações práticas e fazer grandes esforços para remover os obstáculos políticos ao desenvolvimento das relações entre os dois países”,  disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hong Lei, em um comunicado.

Abe havia pedido um encontro com Xi na segunda-feira (14), durante um discurso na Dieta Nacional do Parlamento japonês, sugerindo que o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), programado para novembro em Pequim, iria apresentar uma boa oportunidade para os dois líderes se encontrar e assim tentar minimizar as tensões envolvendo as duas nações que representam a segunda e terceira maior economia do mundo.

 

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão inclui duas substâncias em lista de drogas controladas

Next Article

Inflação deve permanecer acima de 1% no Japão, diz presidente do BoJ

Related Posts