Somália pede assistência de treinamento vocacional ao Japão

O presidente somali quer oferecer especialização profissional a população de jovens para garantir-lhes emprego e assim mantê-los distantes de grupos terroristas.

Do Mundo-Nipo

Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud (Imagem: Reprodução/NHK)
O presidente Hassan afirmou que um treinamento vocacional poderá proporcionar dignidade aos jovens do país (Imagem: Reprodução/NHK)

O presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, espera que o governo japonês possa oferecer assistência de treinamento vocacional aos jovens no país a leste da África. O objetivo do presidente é ajudar a escassa população de jovens, oferecendo especialização profissional para garantir-lhes emprego e assim mantê-los distantes de grupos terroristas.

As declarações foram feitas durante uma entrevista a emissora pública NHK, no sábado (15). O presidente, que está de visita ao Japão, concentra-se nos esforços para reconstruir o país após uma guerra civil que perdurou por mais de 20 anos.

Antes de 2012, quando o governo atual assumiu o poder, a Somália não tinha como oferecer “serviços públicos, educação ou unidades de saúde”, afirmou o presidente na entrevista, acrescentando que esse fato impediu os jovens somalis de desenvolverem especialização profissional, fazendo com que muitos se juntassem a grupos de guerrilha ou extremistas islâmicos.

Hassan afirmou ainda que um treinamento vocacional poderá proporcionar a eles dignidade, bem como oferecer uma visão totalmente diferente da que tinham quando o país vivia em conflitos, mostrando um futuro com esperanças e realizações.

Segundo a emissora, o treinamento das forças de segurança e autoridades do setor agrícola da Somália terá início a partir de maio no Japão.

O governo japonês tem se empenhado em ajudar o país africano não só com treinamentos de pessoal em amplos setores, mas também oferecendo generosas doações. Na quinta-feira (14), o primeiro-ministro Shinzo Abe prometeu doar US$ 40 milhões à Somália. A promessa foi feita durante um encontro entre Abe e o presidente Hassan Sheikh Mohamud.

(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Sara Takanashi vence etapa da Suíça da Copa do Mundo de salto de esqui

Next Article

Resultados do 8º dia do Grande Torneio de Sumô de Primavera

Related Posts