Câmara Baixa do Japão aprova lei que permite operações militares no exterior

Para entrar em vigor, a nova legislação terá agora que ser aprovada pela Câmara Alta do Parlamento Japonês.

Do Mundo-Nipo

A Câmara Baixa do Parlamento Japonês (equivalente à Câmara dos Deputados) aprovou nesta quinta-feira (16) um pacote que incluiu várias leis que visam permitir ao Japão usar suas Forças Armadas no exterior, em uma votação polêmica boicotada pela oposição e repleta de manifestações de grupos pacifistas.

Os textos reinterpretam a Constituição pacifista japonesa, em vigor desde o fim da Segunda Guerra Mundial, e permitirão pela primeira vez em 70 anos o envio de tropas ao exterior para apoiar um país aliado, principalmente os Estados Unidos.


saiba mais


Aprovação do governo do Japão cai ao pior nível desde 2012


Partido governista do Japão lança mangá que aborda revisão constitucional


Governo japonês propõe nova lei para atividades militares no exterior


Os partidos da oposição boicotaram a votação porque consideram que atenta contra o pacifismo do país.

“A situação da segurança ao redor do Japão é cada vez mais grave”, disse Abe após a votação, em uma referência à China. “Estas leis são necessárias para proteger a vida dos japoneses e prevenir uma guerra antes que ela exploda”, acrescentou.

A iniciativa do governo de reinterpretar a Constituição pacifista do país provocou uma forte queda no índice de aprovação do Gabinete de Shinzo Abe, que caiu ao pior nível desde dezembro de 2012, quando Abe assumiu o poder da terceira maior economia do mundo.

A nova legislação terá agora que ser aprovada pela Câmara Alta do Parlamento.

Mudança da Constituição Pacifista do Japão
A Constituição do Japão foi reescrita depois da derrota na Segunda Guerra Mundial e possui um artigo que limita a ação das Forças Armadas, que são restritas ao território japonês, não podendo atacar ou se envolver em conflitos no exterior.

Mudar o Artigo 9º é um antigo desejo do atual governo e o terreno tem se mostrado “fértil” para isso, principalmente depois de o assassinato de dois reféns japoneses pelo grupo jihadista Estado Islâmico (IE) entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, que incluiu ameaças do IE à segurança dos cidadãos japoneses no exterior, o que levou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a querer ampliar o papel das Forças Armadas do país.

Segundo Abe e seus partidários, a Constituição pacifista inibe a capacidade do país de se proteger e apoiar seus aliados, em meio a ameaças recentes de terroristas, além dos temores crescentes sobre o programa nuclear da Coreia do Norte e das reivindicações territoriais da China e sua expansão militar na região asiática.

Se o direito do chamado “autodefesa coletiva” for aprovado pela Câmara Alta do Parlamento, esta será uma das maiores mudanças na política de segurança do Japão desde a Segunda Guerra Mundial. A alteração também relaxaria as restrições à participação do país em operações de paz da ONU, atualmente restrito.

(Com informações das Agências AFP e Kyodo))

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão está em alerta para chegada do tufão Nangka

Next Article

Brasileiro chega a 4ª vitória no Torneio de Sumô de Nagoya

Related Posts