Coreia do Norte elogia esforços de embaixador japonês

Iijima foi elogiado por seus esforços pelo presidente da Assembleia Popular da Coreia do Norte, Kim Yong Nam.

Do Mundo-Nipo

Um assessor do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que viajou para Pyongyang na última terça-feira, foi elogiado por seus esforços pelo presidente da Assembleia Popular da Coreia do Norte, Kim Yong Nam, conforme divulgou nesta sexta-feira a mídia estatal norte-coreana.

 

Isao Iijima e Kim Yong Nam durante a reunião em Pyongyang (Foto: KCNA)
Isao Iijima e Kim Yong Nam durante a reunião em Pyongyang (Foto: KCNA)

 

Isao Iijima se reuniu na última quinta-feira com Kim, que representa o país em reuniões de cúpula.

A Agência Central de Notícias Coreana (KCNA, em inglês), divulgou hoje um curto vídeo sobre a reunião dos representantes.

Nas imagens liberadas, Kim disse que aprecia os esforços de Iijima sobre as relações bilaterais.

“Estou bem ciente de que você tem feito esforços por um tempo. Eu valorizo ​​muito isso”, disse Kim Iijima em coreano, conforme divulgado pela KCNA.

O vídeo também mostrou o tradutor de Kim dizendo em japonês que Iijima voltou a Pyongyang com uma missão extremamente importante.

Iijima foi um importante assessor do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, e é conhecido por ter desempenhado um papel importante nas relações entre os dois países em suas viajens a Pyongyang em 2002 e 2004, para conversações com o então líder norte-coreano Kim Jong-Il.

A viajem de IIjima causou polêmica no cenário internacional, uma vez que governo japonês absteve-se de discutir a visita do assessor a Coreia do Norte, incluindo a sua finalidade e a duração da sua estadia.

Coreia do Sul havia chamado a viagem de “inútil” para os esforços internacionais, enquanto os Estados Unidos expressou sua surpresa e pediu Japão para compartilhar informações.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Três navios chineses invadem águas japonesas perto de ilhas disputadas

Next Article

Vazamento de água radioativa em Fukushima Daiichi é bem menor que o estimado

Related Posts