Premiê solicita retomada de discussões para redefinir postura de defesa do Japão

Shinzo Abe solicitou nesta terça-feira (17) um debate para revisão da interpretação atual da Constituição Japonesa.

Do Mundo-Nipo

Shinzo Abe discute nova postura de defesa do Japão (Foto: Kyodo)
Shinzo Abe discute nova postura de defesa do Japão (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, solicitou nesta terça-feira (17) um debate  para revisão da interpretação atual da Constituição Japonesa, para permitir que o país exerça o direito de legítima defesa coletiva.

Abe solicitou a um painel de especialistas em questões de segurança do governo que seja retomada as discussões, após um intervalo de 7 meses, para redefinir a postura de defesa do Japão, em meio aos desafios de segurança que o país vem enfrentado com a assertividade marítima da China e ambições nucleares da Coreia do Norte.

O painel, liderado por Shunji Yanai, ex-embaixador japonês para os Estados Unidos, espera considerar de quais países o Japão precisa se defender de um ataque armado e onde as Forças de Autodefesa Japonesas poderiam ser implantadas no exterior para essa finalidade.

A Constituição, que não foi revista desde que entrou em vigor em 1947, foi elaborada sob a supervisão dos Estados Unidos durante a ocupação do Japão do pós-guerra.

O primeiro-ministro japonês pretende melhorar suas defesas do país através da modificação do art. 9 que estipula que “o povo japonês renuncia para sempre à guerra como direito soberano da nação, assim como à ameaça ou ao uso da força como meio para resolver os conflitos internacionais”.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ministro da Indústria do Japão diz que situação em Fukushima está sob controle

Next Article

Resultados do 3º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Related Posts