Japão adota política de defesa para fortalecer vigilância nas Ilhas Senkaku

O orçamento militar para os próximo cinco anos a partir do ano fiscal de 2014 será de 24,67 trilhões de ienes.

Do Mundo-Nipo

Ilhas Senkaku 002 (Imagem: NHK / reprodução MN)
Ilhas Senkaku / Diaoyu (Imagem: NHK / reprodução MN)

O Japão adotou nesta terça-feira (17) um pacote de políticas de defesa para criação de uma força anfíbia que possa fortalecer a vigilância aérea e marítima nas Ilhas Senkaku, que são reivindicadas pelo governo chinês.

Sob as diretrizes do programa de defesa e plano de acumulação de defesa a médio prazo aprovado pelo Conselho de Ministros, o Japão vai comprar aviões de vigilância e aeronaves Osprey do Exército dos Estados Unidos, em uma tentativa de criar uma postura de defesa que possa responder rapidamente e efetivamente a contingências.

Marcando a primeira alta após dois períodos de queda, o orçamento militar para os próximo cinco anos a partir do ano fiscal de 2014 será de 24,67 trilhões de ienes.

A tensão na disputa pelo arquipélago entre Japão e China continua. Recentemente o governo chinês declarou uma zona de identificação de defesa aérea que sobrepõe-se as ilhas, o que gerou protestos pelo Japão.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão vai doar US$ 24 milhões a países africanos para ajudar na luta contra o terrorismo

Next Article

Ministros do Japão discutem sobre local para descarte de resíduos radioativos

Related Posts