Coreia do Norte ‘rejeita categoricamente’ relatório da ONU sobre direitos humanos

A missão diplomática norte-coreana em Genebra disse que “rejeita categórica e totalmente” o relatório.

Do Mundo-Nipo

Em nota enviada a diversos órgãos e principais meios de comunicação, a missão diplomática norte-coreana em Genebra disse que “rejeita categórica e totalmente” um relatório sobre a situação dos direitos humanos no país, que foi publicado na segunda-feira (18) por uma Comissão de Inquérito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Agência Reuters, o documento de duas páginas diz que o relatório é um “instrumento de complô político” e um “produto da politização dos direitos humanos por parte da UE e do Japão em aliança com a política hostil dos EUA”.

“No entanto, continuamos a responder fortemente até o final a qualquer tentativa de mudança de regime e a pressões sob o pretexto da ‘proteção aos direitos humanos'”, disse o texto.

“A RDPC (sigla oficial da Coreia do Norte) mais uma vez deixa claro que as ‘violações dos direitos humanos’ mencionadas no chamado ‘relatório’ não existem em nosso país.”

O relatório em questão é sobre a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte. O documento foi compilado a partir de audiências realizadas em Seul, Tóquio e outras cidades de países diretamente ligados ao assunto, de acordo com a emissora pública NHK.

A comissão especial da ONU afirmou que 240 entrevistas confidenciais foram conduzidas com vítimas e testemunhas, incluindo desertores norte-coreanos.

As entrevistas em questão sugerem que os sequestros não foram iniciados pelas Forças Armadas da Coreia do Norte, mas, sim, patrocinados pelos líderes em Pyongyang. O relatório revela que mais de cem cidadãos japoneses devem ter sido sequestrados, detalhou a NHK.

“Os sequestrados são desprovidos das liberdades fundamentais descritas na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, destaca o relatório de inquérito da ONU, de acordo com a imprensa internacional.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Patinação artística: Yuna Kim se prepara para conquistar ouro em Sochi

Next Article

Sony bate meta para o ano fiscal com vendas globais de 5,3 milhões de PS4

Related Posts