Delegação da Coreia do Norte havia visitado Cuba antes de ter navio apreendido

O Panamá parou um cargueiro a caminho da Coréia do Norte e encontrou componentes de mísseis a bordo.

Do Mundo-Nipo

A apreensão de um cargueiro com armas a caminho da Coreia do Norte no último final de semana no Panamá ocorreu depois de uma visita a Cuba por militares norte-coreanos.

 

Míssil encontrado em cargueiro a caminho da Coreia do Norte (Foto: Alejandro Bolivar)
Equipamento militar encontrado em cargueiro a caminho da Coreia do Norte (Foto: Alejandro Bolivar)

 

A delegação chefiada pelo General Kim Kyok Sik, do Exército Popular da Coréia do Norte, esteve em Cuba até julho. Eles estavam mantendo conversações com o presidente cubano Raúl Castro e o ministro da Defesa Leopoldo Cintra Frias.

De acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA, as discussões se concentraram em formas de desenvolver ainda mais as relações militares e civis amigáveis.

No dia 11 de julho, 10 dias após a partida da delegação norte-coreana de Cuba, as autoridades do Panamá pararam um cargueiro com destino a Coréia do Norte, a partir de Cuba, e encontraram componentes de mísseis a bordo.

De acordo com informações da rede NHK, fontes diplomáticas em Pequim especulam que a delegação norte-coreana pode ter discutido o envio de armas com as autoridades cubanas.

A Coréia do Norte alega que a carga apreendida é de armas envelhecidas que só estavam sendo enviados para reparos e seriam devolvidas a Cuba sob um contrato legítimo.

Nesta quinta-feira, o governo norte-coreano instou o Panamá a liberar a carga “sem demora”. No entanto, a Organização das Nações Unidas deve viajar de agosto ao Panamá para inspecionar o cargueiro.

Cuba confirmou na quarta-feira (17) que o armamento “defensivo” encontrado a bordo do cargueiro Chong Chon Gang  lhe pertence. O país comunicou que se trata de um material “obsoleto”, da era soviética, que ia ser reparado na Coreia do Norte e retornar a Cuba.

As informações são de agências internacionais.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Três navios da China invadem águas japonesas perto de ilhas disputadas

Next Article

Japão deve elevar avaliação econômica em julho

Related Posts