Japão quer assento permanente no Conselho de Segurança da ONU

Além de Japão, Brasil, Alemanha e Índia também vem tentando conquistar a cadeira permanente no conselho.

Do Mundo-Nipo

O Japão vai incrementar seus esforços para obter um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas em antecipação aos 70 anos de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) no próximo ano, informou nesta segunda-feira (18) a rede de TV pública ‘NHK’.

 

Conselho de Segurança da ONU (Foto: Wikimedia)
O premiê Shinzo Abe vai falar na Assembleia Geral da ONU no próximo mês, em Nova York (Foto: Wikimedia)

 

Além de Japão, Brasil, Alemanha e Índia também vem tentando conquistar a cadeira permanente no conselho. Em 2005, estes países tiveram papel central na elaboração de um projeto de resolução que pedia pela expansão do número de membros permanentes.

Contudo, a tentativa fracassou devido à falta de apoio dos países membros da ONU. Desde então, nenhuma campanha de larga escala foi realizada para reformar o conselho.

Desta vez, o Japão planeja colaborar com os três países novamente para propor a reforma. O premiê Shinzo Abe vai falar na Assembleia Geral da ONU no próximo mês, em Nova York, sublinhando a necessidade de reestruturar o Conselho de Segurança. Chanceleres dos quatro países vão também se encontrar para confirmar a parceria, de acordo com a NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar cai à R$ 2,25 após redução de tensões na Ucrânia e pesquisa eleitoral no Brasil

Next Article

Dólar sobe ante o iene com redução de tensões geopolíticas e bons dados dos EUA

Related Posts