Direito de autodefesa coletiva do Japão está sendo mal interpretado, diz ministro

O ministro disse que a questão está levantando uma noção totalmente errônea de que o Japão poderá partir para uma guerra.

Do Mundo-Nipo

Itsunori Onodera, ministro de Defesa do Japão (Foto: Aflo Images)
O ministro disse que a questão fez levantar uma noção totalmente errônea de que o Japão poderá partir para uma guerra (Foto: Aflo Images)

O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, reiterou que o debate realizado por um painel governamental sobre o direito de autodefesa coletiva do Japão está sendo mal interpretado, alertando a nação e países vizinhos que o direito de autodefesa não pressupõe a ação de enviar tropas japonesas a lugares distintos em favor de aliados.

Em uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, o ministro alertou para o fato de que o governo japonês “tradicionalmente mantém” que a Constituição pacifista do país reconheça esse direito, mas não permite que ele seja implementado.

O ministrou disse que o debate realizado por um painel governamental, constituído por especialistas sobre a questão, fez levantar uma noção totalmente errônea de que o Japão poderá partir para uma guerra, e isto está levantando preocupações entre o povo japonês e os países vizinhos.

“Mesmo que seja permitido ao Japão exercer o direito de autodefesa coletiva, isto significaria apenas que o país pode se empenhar em autodefesa coletiva, e não que deva atuar desta forma”, destacou o ministro.

As informações são da NHK News (Japão).

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Água radioativa de Fukushima Daiichi será descontaminada até março de 2015

Next Article

Japão realiza últimos ajustes para lançar pacote de estímulos econômicos

Related Posts