Ministro das Finanças do Japão insulta população idosa do país

O ministro Taro Aso disse que idosos devem ser autorizados a “apresar-se e morrer”.

Do Mundo-Nipo com agências internacionais

Taro Aso, vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças do Japão (Foto: World Economic Forum)
Taro Aso, vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças do Japão (Foto: World Economic Forum)

O ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, disse na última segunda-feira (21) que idosos devem ser autorizados a “apresar-se e morrer” para livrar o governo de despesas relacionadas a saúde dos mesmos, sugerindo que idosos são um gasto desnecessário nas finanças do país, segundo divulgou o jornal The Guardian nesta terça-feira.

“Deus me livre de ser forçado a viver quando se quer morrer. Eu acordaria me sentindo cada vez pior sabendo que (o tratamento) estaria todo sendo pago pelo governo”, disse Aso durante o encontro do conselho nacional de reformas do seguro social. Ele ainda acrescentou que “o problema não será resolvido a menos que eles (os idosos) se apressem e morram”.

O ministro de 72 anos, um dos políticos mais ricos do Japão, disse também que recusaria cuidados até a sua morte e instruiu sua família a negar tratamento médico para prolongar a vida. “Eu não preciso desse tipo de atendimento”, disse Aso, conforme citou a mídia local.

Taro Aso ainda agravou o insulto ao se referir a paciente idosos que já não são capazes de se alimentar como “pessoas de tubo”, acrescentando que o Ministério da Saúde e Bem Estar foi “bem informado de que custa milhões de ienes um mês de tratamento de um único paciente em fase terminal”.

Em 2008, quando era o então primeiro-ministro, Aso  já havia questionado o dever do Estado para com a população idosa. Ele alegou que via pessoas com idade entre 67 e 68 anos em reuniões e que estão constantemente indo ao médico. “Por que eu tenho que pagar para as pessoas que simplesmente comem e bebem e não fazerem nenhum esforço? Eu ando todos os dias e faço outras coisas, mas eu estou pagando mais impostos”, disse ele.

De 128 milhões, quase um quarto de japoneses têm mais de 60 anos, podendo aumentar 40% nos próximos 50 anos.

O governo pretende reduzir os gastos com assistência no próximo orçamento, que entrará em vigor em abril.

 

Veja mais notícias sobre Política em mundo-nipo.com/politica. Siga o Mundo-Nipono Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

ONU impõe novas sanções contra Coreia do Norte por lançamento de foguete

Next Article

Coreia do Norte põe fim ao processo de desnuclearização após sanções da ONU

Related Posts